A importância da operação omnichannel para a logística comercia
Ao pensarmos em uma ferramenta com esse conceito, a primeira coisa que devemos entender é justamente o foco no cliente, sejam eles indivíduos ou empresas: ele é o principal eixo de comunicação em todos os canais disponíveis de uma empresa e, com base em seus perfis, a marca se alinha ao objetivo de proporcionar-lhe a melhor experiência possível.
É essencial entendermos que, embora hoje em dia se fale muito em omnichannel, é algo que ainda está em processo de implementação prática. Em outras palavras, todo mundo quer ser, mas poucos sabem o que ser omnichannel implica, como mostra o estudo Grau de Desenvolvimento do Omnichannel no Setor de Varejo, preparado pela Prodware. O estudo afirma que 49% dos varejistas analisados não propõem as mesmas condições de venda em todos os seus canais.
Para que uma empresa tenha esse modelo de negócio, o primeiro passo é garantir que os canais de comunicação tenham caráter homogêneo para que o cliente tenha o mesmo tipo de interação em cada um deles e não uma experiência segmentada, como ocorre no multicanal. Isso, em termos de logística, permite que um cliente faça um acompanhamento eficiente e em tempo real de um produto ou serviço sem precisar alterar o meio de comunicação.
Por exemplo, se uma loja tem um site, blog e perfis nas redes sociais e mensagens diferentes em cada uma dessas plataformas, a experiência não será homogênea.O omnichannel é capaz de oferecer um modelo alinhado e consistente para todos os canais de uma empresa.
Por sermos uma startup de base tecnológica, trazemos o conceito de omnichannel desde nossa origem. Nossa variedade de canais – aplicativo para dispositivos móveis, site e e-mail – trabalha para oferecer uma experiência única para cada cliente, garantindo que a comunicação entre as partes seja constante e imediata. Dessa forma, é possível tornar o processo de logística mais simples e mais rápido para qualquer serviço de entrega de última milha nas mais de 260 cidades em que a empresa está presente no mundo.
No entanto, o setor de logística e transporte tem um trabalho importante em termos de agregar o modelo omnichannel em seus processos, o que beneficia empresas de qualquer porte e faixa. Embora seja um conceito novo e apresente desafios que exigem esforços e melhoria contínua – dentre os quais destaco o aspecto da otimização das entregas, que facilita a vida do cliente com agendas flexíveis para receber seus pedidos de qualquer meio através do qual eles são rastreados – este terreno ainda é pouco explorado.
Para garantir o sucesso de um modelo omnichannel, a conectividade é fundamental, e este é um grande desafio no Brasil, pois é necessário identificar remessas em todos os canais. E, finalmente, maior flexibilidade nos tipos de expedição, com os quais é possível passar de cargas leves para um caminhão pesando várias centenas de quilos, sabendo a todo momento e por qualquer meio de comunicação, o status da remessa e o prazos de entrega.
Apesar de se tratar de um modelo relativamente novo, com a aceleração tecnológica que estamos vivendo é possível implementá-lo progressivamente e garantir que, em um futuro próximo, qualquer tipo de empresa alcance uma interação completa e direta com seus clientes, facilitando os processos logísticos por meio de ferramentas mais simples.