-->
Home | Highlights | Porto de Imbituba realiza embarque piloto de coque em contêineres
Postado em 17 de março de 2021 | 17:05

Porto de Imbituba realiza embarque piloto de coque em contêineres

Na última semana, foi concluído no Porto de Imbituba um embarque inaugural de coque calcinado, utilizando contêineres para transporte do granel mineral. A movimentação de cerca de 14 mil toneladas ocorreu no navio “Nord Montreal”, atendido no Cais 2, e contou com o suporte de portêiner.

O novo projeto logístico visa uma operação mais limpa e eficiente, visto que a carga chega ao cais no contêiner e é alocada diretamente no navio. Dois novos embarques nesta modalidade já estão previstos para ocorrer em Imbituba, um ainda em março e outro com data a ser definida.

O presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera, destaca a importância dessas novas iniciativas para o aprimoramento das operações e o desenvolvimento sustentável do porto. “Cada dia mais, a comunidade portuária aproveita o seu know-how e as capacidades operacionais de Imbituba para promover melhores resultados, e isso é perceptível no desempenho operacional que o porto vem apresentando”, afirma Riera.

De acordo com a ILP e a Sanry, responsáveis pela operação piloto, a proposta é implantar gradualmente esse sistema de transporte, tendo em vista os benefícios que ele proporciona. Dentre eles, destacam-se a maior capacidade de armazenamento nos caminhões e o uso de um sistema automatizado de embarque, que traz mais segurança operacional, além de evitar impactos ao meio ambiente.

O coque calcinado exportado através do Porto de Imbituba tem origem em Cubatão (SP) e segue com destino aos portos do Canadá. A Simonsen fez o agenciamento do navio, que também recebeu o carregamento de 20,3 mil toneladas de coque não calcinado, por meio do tradicional modelo de embarque com guindaste MHC.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


115 queries in 5,408 seconds