-->
Home | Opinião | Sobre Sonhos, Sobre Construir
Postado em 3 de outubro de 2023 | 17:12

Sobre Sonhos, Sobre Construir

A vinda da BYD e dos construtores da ponte Salvador-Itaparica é uma pequena parte de uma impressionante estratégia chinesa de crescimento e ocupação de espaço geopolítico global.

Quem não está confuso não está entendendo. A velocidade, o volume, a frequência, a superficialidade e a proliferação de fontes de duvidosas notícias e informações, é uma chuva de meteoros em nossas conexões neurais. Há quem viva no passado, andando, de costas, no sentido do futuro. Sonho de refazer o que já se foi. Mercuriais retrógrados. Há os que vivem no presente. Em angústia, fragilidade psíquica, setembro amarelo, injustiças, racismo, feminicídio, tiroteios, intolerância, feudos e guetos, a menor das minorias, o indivíduo, desprotegido, não representado. A confusão da impermanência do momento presente. Ansiedade é a doença do século XXI. Drogas e álcool produzidos como nunca antes, consumidos vorazmente, para obnubilar visões da realidade ou encorajar espíritos hesitantes. Cocaína é o produto número 2 das exportações da Colômbia. O Brasil é o elo logístico para transporte da valiosa mercadoria para os ricos do norte. Proibida, negociada no bilionário mercado das sombras e consumida em festas de luzes. E… há os que vivem no futuro, construindo, sonhando. Gênios, ambiciosos ou visionários?

Construa seus sonhos. No inglês, “build your dreams”, na marca, “BYD”, na fonética, “Biuaidi”. Elon Musk, controvertido, esquisito, mega multibilionário, foi biografado com 52 anos de idade, obrigatoriamente haverá revisões, pois vivo ainda está. Musk quer colonizar Marte. Constrói seu sonho. Está longe, no futuro. Yuval Harari, 47 anos, o brilhante historiador, já sentenciou o Homo Sapiens para mutação. O de hoje será extinto. Musk já trabalha para isso acontecer (https://neuralink.com). A construção do sonho de cada um, de cada indivíduo. Sonhos e pesadelos não são controlados.

Na Bahia, a BYD vem construir um sonho. A Bahia tem que acreditar. Não é possível que depois da coreana Asia Motors e da JAC Motors, não se acerte as condições com os chineses da vez. Os desempregados querem voltar a sonhar. A futurista BYD é a maior concorrente da badalada Tesla, o sonho construído de Musk. Carros da BYD tem mais qualidade, são mais confiáveis e custam menos que os da Tesla. Warren Buffet, o sábio filósofo investidor que não costuma errar, comprou 10% das ações da BYD em 2008. Sempre enxergou os caminhos do futuro. Descartou a Tesla. Musk não tem poder sobre a cadeia de suprimentos dos metais raros, essenciais para a produção das baterias dos veículos. A China é a força dominante da produção. O então líder Chinês Deng Xiaoping, em 1987, declarou: “O Oriente Médio tem petróleo. A China tem metais raros.”

A vinda da BYD e dos construtores da ponte Salvador-Itaparica é uma pequena parte de uma impressionante estratégia chinesa de crescimento e ocupação de espaço geopolítico global. Americanos, ícones da democracia indo. Árabes e Chineses, ícones da autocracia, chegando. Senhoras e Senhores, a globalização acabou. O jogo é outro. Bahia, é urgente aprendê-lo. Se esforce para jogá-lo a favor da construção do sonho dos baianos.

 

 

Fonte: Matheus Oliva – CEO – M.O. Movimento & Oportunidade


104 queries in 4,106 seconds