-->
Home | Highlights | Dragagem ecológica
Postado em 25 de fevereiro de 2021 | 17:22

Dragagem ecológica

A dragagem e o gerenciamento de sedimentos com mínimo impacto ao meio ambiente, é uma solução técnica que permite desarenamento, remoção de sedimentos e recuperação ambiental na ausência de turbidez induzida ou poluição secundária.

A dragagem e o gerenciamento de sedimentos com mínimo impacto ao meio ambiente é uma solução técnica que permite desarenamento, remoção de sedimentos e recuperação ambiental na ausência de turbidez induzida ou poluição secundária.

O sistema de dragagem Pneuma é um processo técnico desenvolvido, patenteado e fabricado pelo grupo Dott. G. Isidoro & C., Itália. O sistema Pneuma utiliza bombas pneumáticas de ar comprimido como força motriz. A aplicação de pressão hidrostática permite a dragagem em profundidades até 200 metros. Mesmo em profundidades muito baixas, onde dragas flutuantes convencionais não podem operar, a Pneuma usa um sistema de pressão a vácuo para sua operação e permite a dragagem, mesmo em áreas com um mínimo de água.

O procedimento das bombas pneumáticas com a inserção da cabeça no sedimento, garante uma remoção seletiva de camadas finas de sedimento e sem dragagem excessiva.

As principais aplicações são a desassoreamento de barragens, remoção de material do fundo de rios, lagos, lagoas, baías e área portuária para manutenção ou aprofundamento, no setor mineiro e industrial com áreas aquáticas (lagoas de rejeitos, bacia de decantação, reservatório de água e esgoto, etc.).

O sistema permite aumentar a concentração de sedimentos na mistura para diminuir a quantidade de água no tratamento e separação de sedimentos na dragagem de sedimentos tais como areia, silte, argila, lodo e lama sem degradação ambiental.

A altíssima concentração da mistura permite o transporte econômico até o local de disposição final através do uso de caminhões-tanque com sistema de vácuo, evitando assim o uso de uma dispendiosa estação de tratamento de desaguamento, como geotêxteis. A Pneuma é capaz de conter alto teor de sólidos com gravidade específica > 1,5 e misturas dragadas com concentração de sólidos até 70%.

A dragagem Pneuma, tem um elevado grau de flexibilidade no modo de operação e oferece dois métodos de operação. O sistema é configurado para operar em modo pontual e por varredura.

 

 

 

Fonte: portos e Navios


113 queries in 3,512 seconds