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Postado em 28 de maio de 2020 | 17:38

Primeira fábrica de células para baterias de Lítio-Enxofre será nas instalações da Mercedes Bens em Juiz de Fora

Minas Gerais terá a  primeira fábrica de células de baterias de lítio-enxofre do mundo. O Governo do Estado,  através  da Companhia de Desenvolvimento, a  Codemge, e a empresa britânica Oxis Energy, assinaram contrato de locação por 15 anos com a Mercedes Benz para instalação da fábrica no parque industrial da indústria de automóveis,  em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Oxis Brasil é o nome escolhido para o  empreendimento. Os trabalhos de adequação do galpão de 20 mil metros quadrados que sediará a fábrica começam de imediato, com investimentos da ordem de US$ 56 milhões. A previsão é que a operação comece em 2023, com uma produção inicial de 300 mil células de bateria/ano, podendo chegar a 5 milhões/ano. Inicialmente serão gerados 100 empregos diretos, de alta qualificação.

O município de Juiz de Fora foi escolhido principalmente por sua posição geográfica e facilidades logísticas: a três horas de distância das capitais mineira e carioca; acesso à linha férrea e ao porto do Rio de Janeiro; proximidade de entreposto que simplifica trâmites alfandegários. O local apresenta outras vantagens: trata-se de região com boas escolas e universidades, mão de obra especializada e ampla rede de serviços.

Fábrica da Mercedez, em Juiz de Fora

Fábrica da Mercedes, em Juiz de Fora

A Codemge tem promovido investimentos diversificados em novos modelos de negócio e segmentos estratégicos, como biotecnologia e ciências da vida, manufatura aditiva, nanotecnologia, materiais avançados, aeroespacial, defesa e segurança, internet das coisas, eletroeletrônica, telecomunicações, química, ciência e sistemas de computação. O investimento em Juiz de Fora faz parte das ações para incentivo à indústria de alta tecnologia no estado. O diretor-presidente da companhia, Dante de Matos (foto principal), disse que  “a transferência de tecnologia, a geração de novos empregos, além da projeção do estado no cenário econômico internacional em um segmento de vanguarda”.

frrfffrfO presidente da Oxis Energy, Huw Hampson-Jones (foto à esquerda), falou sobre  as oportunidades do mercado de mobilidade elétrica e sustentabilidade, como na aplicação das células em veículos pesados: “Nosso objetivo é auxiliar o governo brasileiro a eliminar todos os ônibus movidos a motores de combustão interna em um período de 25 anos, o que equivale à produção de quatro bilhões de células. O Brasil tem a terceira maior frota de ônibus do mundo, com 700 mil unidades movidas a combustão interna em circulação.”

As células são componentes das baterias, como as utilizadas em veículos elétricos, um dos primeiros mercados a serem focados pela Oxis Brasil.

Além do segmento de mobilidade, a fábrica atenderá indústrias de defesa e aeroespacial – de tripulados e não tripulados -, drones, transporte público, entre várias outras. Algumas vantagens das baterias de lítio-enxofre em relação às baterias de íon lítio, mais empregadas no mercado atualmente, são observadas nas aplicações em que o peso é um fator crítico ou a densidade energética elevada é requisitada. As baterias de lítio-enxofre são mais leves e ambientalmente amigáveis, já que não possuem metais pesados em sua formulação. Têm alto valor agregado, embora sejam econômicas, e garantem maior segurança, em comparação a outras baterias.

 

Fonte: Petro Notícias


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