-->
Home | Oil & Gas | Indústria de energia terá maior queda em investimentos da história, com impacto severo em O&G
Postado em 28 de maio de 2020 | 17:37

Indústria de energia terá maior queda em investimentos da história, com impacto severo em O&G

A pandemia do coronavírus será responsável pela maior queda no investimento global em energia da história. A constatação é da Agência Internacional de Energia (AIE), que divulgou um novo relatório hoje (27) com dados e previsões para o setor neste ano. Infelizmente, nenhum elo desta cadeia será poupado – de combustíveis fósseis a renováveis e eficiência -, todos os segmentos devem receber menos recursos.

Antes do início da crise causada pela Covid-19, o investimento global em energia estava a caminho de um crescimento de cerca de 2%. Este já seria o maior aumento anual dos últimos seis anos. Mas o fator coronavírus virou o cenário de ponta a cabeça e, agora, a AIE espera que o investimento global caia em 20% (ou quase US$ 400 bilhões) em comparação com o ano passado.

Isso significa perda de empregos e oportunidades econômicas hoje, bem como perda de suprimento de energia de que poderemos precisar amanhã quando a economia se recuperar. A desaceleração nos gastos com as principais tecnologias de energia limpa também arrisca minar a transição tão necessária para sistemas de energia mais resilientes e sustentáveis”, lamentou o diretor executivo da AIE, Fatih Birol.

De acordo com o novo relatório, as receitas de energia destinadas aos governos e à indústria devem cair bem mais de US $ 1 trilhão em 2020. E boa parte dessa queda virá por conta do petróleo já que, pela primeira vez, os gastos globais do consumidor com o insumo devem cair abaixo do valor gasto em eletricidade.

Levando em conta somente o setor de óleo e gás mundial, os investimentos devem cair quase um terço em 2020. Já para a indústria de xisto, que já vivia sob pressão, prevê-se que os recursos devem ser reduzidos em 50% neste ano.

 

Fonte: Petro Notícias


101 queries in 3,193 seconds