-->
Home | Oil & Gas | Ocyan anuncia a criação de empresa de perfuração independente após acordo com credores
Postado em 13 de dezembro de 2022 | 18:42

Ocyan anuncia a criação de empresa de perfuração independente após acordo com credores

O noticiário da Ocyan desta semana está definitivamente bem movimentado. Nesta terça-feira (13), a companhia anunciou uma importante reestruturação do seu negócio, com a criação de uma nova empresa que vai concentrar as atividades na área de perfuração com o aporte das cinco sondas do grupo – ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX. A novidade surge após a reestruturação da dívida financeira da Ocyan.

De acordo com a Ocyan, a nova empresa será chamada provisoriamente de DrillCo. O quadro de acionistas da recém-criada companhia será formado pelos detentores da dívida lastreada nos ativos de perfuração, além da Ocyan S.A. e do corpo executivo da nova companhia. “A nova estrutura de capital permitirá a ambas as empresas melhorarem a sua respectiva competitividade em seus segmentos de atuação. A reestruturação da dívida da área de perfuração ocorre por meio de uma recuperação extrajudicial (RE), com obtenção de acordo junto à maioria dos detentores dos títulos da dívida”, detalhou a Ocyan.

O processo foi protocolado nesta semana no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por algumas subsidiárias de perfuração da Ocyan. A Ocyan S.A. não é parte da recuperação extrajudicial, mas apenas as suas controladas dedicadas a esta unidade de negócio. Dentro do escopo do acordo, os credores irão converter a dívida em capital e aportarão US$ 197 milhões para novos investimentos e outros desembolsos com a operação. Já a Ocyan S.A. contribuirá com parte do corpo executivo e a eficiência técnica do atual quadro de integrantes da área de perfuração.

O reconhecimento da capacidade técnica da Ocyan foi fator determinante para que os futuros acionistas decidissem por manter o atual quadro funcional na futura empresa, bem como parte do corpo executivo, que migrará neste período de transição para a nova companhia. O processo não trará qualquer impacto junto aos clientes, uma vez que os novos contratos das sondas já estão sendo assinados em nome dessa nova empresa, o que seguirá da mesma forma com os fornecedores”, declarou o presidente da Ocyan, Roberto Bischoff (foto principal).

A transferência de recursos e ativos para a nova estrutura de perfuração já está em curso e deverá ser concluída após a homologação do plano de recuperação extrajudicial, prevista para ocorrer até o terceiro trimestre de 2023. Após sua homologação no Brasil, o plano de recuperação será apresentado na corte de Nova York sob o regime do “Chapter 15” do U.S. Bankruptcy Code, para o reconhecimento dos efeitos nos EUA.

A Ocyan S.A permanecerá focada em sua unidade de negócio de serviços integrados, que incluem as áreas de construção submarina e manutenção e serviços offshore, ambas com vasta experiência e vários contratos ativos no valor em torno de R$ 2 bilhões, além de sua joint-venture, Altera&Ocyan, criada para o afretamento e a operação de navios de produção (FPSOs).

Dia (12), como noticiamos, a Ocyan também anunciou que conquistou três contratos de afretamento com a Petrobrás, envolvendo as unidades ODN I, ODN II e Norbe VI.

Fonte: Petro Notícias

104 queries in 5,270 seconds