-->
Home | Jornal Multimodal | Valec: governo recua e desiste de extinguir empresa de ferrovias
Postado em 1 de maio de 2019 | 17:22

Valec: governo recua e desiste de extinguir empresa de ferrovias

Após quatro meses de instabilidade, o governo federal deu indícios do que pretende fazer com a Valec, empresa estatal de construção e operação de ferrovias no Brasil. Ameaçada de extinção desde a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL), agora o Palácio do Planalto pretende reestruturá-la.

Em audiência pública, Marcos Kleber Ribeiro Félix, assessor especial do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, explicou que quer renovar as concessões atuais para fazer novos investimentos ferroviários, aprovar um novo marco ferroviário e retomar investimentos no setor.

Questionado por servidores, Marcos descartou a extinção. “Queremos fazer reestruturações, mas não há estudos para extinguir a companhia. Precisaremos de cada empregado para realizar esse desafio”, afirmou o representante do Ministério da Infraestrutura.

Desde o início do ano, o governo federal realizou estudos para liquidar a empresa. O Planalto pretendia lançar um plano de demissão voluntária (PDV) antes de extinguir a empresa. Quem não aderir deve ser realocado em outros órgãos ou demitido. O que não se concretizou. “Peço desculpas sobre o mal-entendido. Nós erramos no sentido de não ter um diálogo mais direto”, admitiu Marcos.

A possibilidade de demissões levou servidores a recorrerem à Justiça para garantirem os seus empregos. Os funcionários procuraram o Ministério Público do Trabalho. A possibilidade de realocação dos cerca de 700 funcionários da Valec no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) gerou descontentamento.

O presidente da Associação dos Empregados Públicos da Valec, Luiz Gonzaga Conguê, ressaltou a necessidade do trabalho técnico da estatal para o setor. “A Valec implanta ferrovias e faz todo o processo para que elas sejam entregues. Desde 2012 instauramos políticas de governança na empresa”, explicou.

Fonte: Metrópoles


101 queries in 3,339 seconds