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Postado em 17 de dezembro de 2020 | 19:37

No Amazonas, DNIT trabalha para garantir boas condições de trafegabilidade no modal rodoviário e aquaviário

Em 2020, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuou para melhorar as condições de trafegabilidade nos modais rodoviário e aquaviário no estado do Amazonas. A Autarquia publicou o edital de licitação para contratação da empresa que vai elaborar o projeto básico e executivo de engenharia, além de realizar as obras de pavimentação e reconstrução do lote C da BR-319/AM, localizado entre o km 198 e o km 250. Este é mais um passo para proporcionar mais conforto e segurança aos usuários na via de ligação rodoviária entre Manaus e Porto Velho, capital de Rondônia.

A BR-319/AM é fundamental para o transporte de pessoas e a integração social dos estados do Amazonas e Rondônia. A reconstrução dos 52 quilômetros vai garantir também a redução no tempo de viagem. Hoje, as alternativas à rodovia são o transporte por barco ou avião.

Mas não é só isso. O DNIT também realizou este ano, ao longo dos demais trechos da BR-319/AM, serviços de manutenção (conservação/recuperação). As equipes da Autarquia atuaram entre os km 0 até o km 198 e do km 656 até o km 821 com os serviços de tapa buraco, reciclagem e remendo profundo nos trechos pavimentados da rodovia federal. Além disso, foi executado o serviço de Tratamento Superficial Duplo (TSD) em 26 quilômetros, melhorando a trafegabilidade no segmento da BR-319.

Já no trecho não pavimentado da rodovia, localizado entre o km 198 e o km 656, foram realizadas obras no revestimento primário e os serviços de recomposição mecanizada de aterro.

BR-230/AM – O DNIT também iniciou os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) nos lotes 1 e 2 da BR-230/AM e trabalha na fase de análise para o relatório final.

Ações aquaviárias – O ano de 2020 foi produtivo para o Amazonas também no modal aquaviário. O DNIT publicou o edital para manutenção e operação das Instalações Portuárias de Pequeno Porte (IP4s) no estado. As infraestruturas aquaviárias presentes na região exercem o importante papel de auxiliar no transporte de passageiros, escoamento de mercadorias e desenvolvimento das comunidades ribeirinhas.

A população pode contar com 36 IP4s para deslocamento na região amazônica. As equipes da Autarquia também atuam na construção das estruturas hidroviárias de Alvarães, Anori, Envira, Silves e Barcelos.

Além disso, o DNIT deu início aos processos de licitação para o monitoramento do rio Madeira e o edital para operação e manutenção de todas as IP4s do estado.

 

 

Fonte: DNIT


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