-->
Home | Jornal Multimodal | Diagnóstico Logístico registra número recorde de veículos no país
Postado em 3 de dezembro de 2019 | 19:55

Diagnóstico Logístico registra número recorde de veículos no país

O número de veículos em circulação no Brasil ultrapassou a barreira de 100 milhões. É o que aponta o “Diagnóstico Logístico 2010-2018”, publicação da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, produzido em parceria com o Ministério da Infraestrutura, que consolida as informações sobre o setor de transportes no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3).

Segundo o diagnóstico, 2018 registrou um aumento de 3,8% na frota de veículos em geral, o que inclui carros, motos, ônibus e caminhões, totalizando 100,7 milhões. Esse é o recorde registrado na série histórica. Em oito anos, o número saltou de 64,8 milhões para o patamar atual, um acréscimo de mais de 50%.

O “Diagnóstico Logístico” também traz números sobre outros modos de transporte. O setor ferroviário teve um aumento de 17,7% no transporte de cargas em contêineres. O crescimento reflete uma tendência da utilização desse sistema para o acondicionamento de carga geral nas ferrovias. Em contrapartida, houve a redução de 15,7% no transporte de carga geral fora de contêineres.

A movimentação portuária em Terminais de Uso Privado – TUPs registrou um aumento de 22% entre 2010 e 2018. As regiões com os maiores crescimentos foram a Norte e a Sudeste. A pesquisa indica que o país deve manter a tendência de ampliação dessa modalidade terminal, especialmente nas regiões Norte e Sudeste.

Conjuntura econômica – No material, ainda estão disponíveis para a consulta informações sobre produção agrícola e industrial, fluxo de mercadorias e de passageiros e outros aspectos de conjuntura econômica, bem como dados sobre meio ambiente e números de acidentes.

A divulgação dos dados consolidados do Observatório Nacional de Logística e Transporte da EPL (ONTL) contribui para ampliar o conhecimento das atividades do setor de transportes pela sociedade e permite a realização de pesquisas, estudos e análises mais abrangentes.

Fonte: EPL


101 queries in 5,079 seconds