Governo assina ordem de serviço para revitalização total da PA-150
O governo do Estado segue empenhado para tornar cada vez mais atrativa sua logística para escoamento de produção e exportação. Na tarde desta segunda (21), o governador Helder Barbalho assina a Ordem de Serviço (OS) para a reconstrução, recuperação, manutenção e conservação da PA-150, no sudeste do Pará. A obra abrange o subtrecho de Goianésia do Pará (entroncamento da PA-263) a Morada Nova, distrito de Marabá (entroncamento da BR-222) e local onde o chefe do Executivo Estadual firma o compromisso.
Os serviços vão ocorrer em 164 dos 332 km que compõem a PA-150, um dos mais importantes corredores de escoamento da produção paraense. O investimento é de R$ 75,3 milhões, e a previsão de conclusão das obras é abril de 2020. Estão previstos serviços de limpeza das pistas e acostamentos, restauração, reconstrução, conservação e manutenção do pavimento, além de tratamento do sistema de drenagem. A rodovia receberá, ainda, nova sinalização, com aplicação de tachas refletivas em toda a área contratada, melhorando a visibilidade da pista. Em paralelo, são feitos estudos de viabilidade técnica para a concessão de 550 km de PAs para a iniciativa privada, incluindo a PA-150.
As intervenções foram iniciadas no último dia 14 e são feitas durante o dia e a noite, sob a fiscalização da Secretaria de Estado de Transportes (Setran). Quem precisa passar pelo trecho com frequência tem as melhores expectativas possíveis. “Como produtor rural, sei da importância, e como prefeito, da necessidade dessas obras. Todos os dias saem carros de Jacundá para Marabá ou para Belém, que precisam passar pelos trechos danificados. Quando o governador esteve aqui e falou sobre esse investimento, usou a palavra ‘civilidade'”, afirma o prefeito de Jacundá, Ismael Barbosa. “Tanto Helder quanto o secretário Pádua Andrade [titular da Setran] ganham cada vez mais a admiração do povo pelo entendimento do que é preciso. A reforma da PA-150 vai aumentar a viabilidade de outros estados usarem nossa logística de portos para exportação, é mais um passo para o desenvolvimento do Estado”, confirma.
Morador de Marabá há 40 anos, o representante comercial Aerton Lima Cruz corrobora os benefícios dos investimentos feitos pelo governo do Estado. “A gente agradece ao nosso governador pelo investimento que vai revitalizar a rodovia. Ficará mais fácil para escoar nossa produção mineral até Barcarena, estrada que liga todo o sul do Estado à capital”, reforça.
“É uma obra de mais de R$ 75 milhões. Um investimento que trará grandes benefícios para toda a região sudeste do Pará. Haverá grandes melhorias nas condições de tráfego pesado, evitando desgaste prematuro do pavimento, como ocorreu ao longo dos anos, desde que a rodovia foi construída”, atesta Pádua Andrade.
Estratégico – A PA-150 é uma das rodovias mais extensas da malha estadual, dividida em dois trechos. O primeiro, sob a jurisdição do 4º Núcleo da Setran, tem 166,65 quilômetros de extensão e vai de Moju a Goianésia do Pará. O outro, de 164,04 km, fica sob a jurisdição do 5º Núcleo, que vai de Goianésia a Morada Nova. A via é um dos principais corredores de saída da produção mineral e agropastoril, ao interligar o nordeste e a Região Metropolitana de Belém, via Alça Viária, ao sudeste e sul do Pará. É pela PA-150 que a soja é levada para Vila do Conde, assim como a pecuária, para exportação.
Fonte: Agência Pará