ApexBrasil quer apostar no potencial exportador do Distrito Federal
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, foi palestrante em encontro com o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). Em sua fala, ele alertou para a necessidade de trabalhar mais o potencial do produtor brasileiro e as potencialidades do Distrito Federal.
“Não podemos estar em Brasília e não enxergar o imenso potencial para a exportação que existe no Distrito Federal”. E seguiu: “Não pode Brasília ter tão pouca participação nas exportações do país”, lamentou Jorge Viana.
Acompanhado do Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, e da Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Agência, Carla Duarte, o presidente Jorge Viana interagiu com empresários e debateu o fortalecimento das exportações em Brasília e parcerias que possam fazer a diferença.
“Brasília é o lugar com maior potencial para exportar, pela logística e por tudo que representa, e que menos explora isso. O potencial é enorme e os números são sofríveis. O Brasil exportou 334 bilhões de dólares e Brasília entrou apenas com 300 milhões”, disse. Viana reforçou que a Apex, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o vice-presidente Alckmin e por decisão do presidente Lula, está disposta a trabalhar com o foco em transformar Brasília num polo exportador, onde acontecem grandes transações comerciais, além de ser a capital da República.
O presidente da ApexBrasil ainda falou sobre o momento do Brasil junto ao mercado exterior: “A imagem do Brasil estava muito ruim nos últimos anos. Mas isso muda com o presidente Lula. Os mercados vão se abrir. Esse novo momento, é uma bela oportunidade para Brasília – a partir da experiência de pioneiros que exportam com muita dificuldade – ampliar essa atividade econômica.
Durante o encontro entre a ApexBrasil e os empresários foi pactuada para as próximas semanas uma nova reunião de trabalho com todas as empresas do Distrito Federal que possuem interesse em exportar.