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Postado em 16 de novembro de 2022 | 17:49

Petrocity detalha novos investimentos em Terminal de uso privado no Espírito Santo

Mais investimentos da Petrocity Portos no terminal de uso privado (TUP) Urussuquara, em São Mateus, no Espírito Santo. Serão R$ 4,6 bilhões em recursos, segundo informações que constam no Relatório de Acompanhamento de Projeto de Investimento Realizado (Rapir), enviado recentemente à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Segundo o documento, a empresa pretende começar as obras em 1º de janeiro de 2024 e, conforme o cronograma, a conclusão de toda a instalação do TUP possui previsão de término em dezembro de 2026. Além disso, a Petrocity enviou o cronograma de instalação do porto, cronograma de planejamento/ações do TUP, informando o prazo para solicitação de audiência pública.

O Ibama informou à empresa, em setembro, que dispunha de 45 dias para solicitar a audiência pública, mas o órgão ambiental não a realizou. A Petrocity espera que o Ibama realize a audiência neste mês ou no próximo, de olho na emissão da licença prévia no final de janeiro de 2023, permitindo assim o início das obras. É o Ibama sendo Ibama, atrasando os investimentos sob o manto da responsabilidade ambiental, que na maioria das vezes está mesmo sob o manto do poder da burocracia estatal.

O TUP é um terminal multimodal que está destinado a movimentar uma estimativa de 23 milhões de toneladas de granéis líquidos e sólidos, contêineres, commodities minerais e grãos. O projeto prevê a construção de uma termelétrica a gás de 1,8 GW de capacidade, um navio gaseiro que ficará atracado de forma permanente no porto e uma unidade da Marinha do Brasil. Uma das prioridades no TUP é realizar a movimentação de GNL ou do gás gaseificado, pois possuem na área um gasoduto com um ponto de conexão já existente. Irão movimentar etanol e transporte de derivados de petróleos.

O terminal terá três ferrovias, que serão interligadas entre si, conectando São Mateus ao município de Mara Rosa (GO). Este conjunto ferroviário terá o total de 2.100 km de extensão, e vai se integrar através das Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia EF-151 (Norte-Sul).A primeira linha é a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF-030), que vai de São Mateus até Santa Maria (DF), passando por Barra de São Francisco (ES); a segunda é a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EF-456), de Barra de São Francisco até Ipatinga (MG); e a terceira é a Estrada de Ferro Planalto Central (EF-355), a qual ligará Unaí (MG) até Mara Rosa.

 

 

 

Fonte: Petro Notícias


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