-->
Home | Oil & Gas | As 5 companhias petrolíferas mais influentes do mundo
Postado em 27 de abril de 2021 | 17:15

As 5 companhias petrolíferas mais influentes do mundo

Em uma cúpula climática virtual com 41 líderes mundiais, o presidente Joe Biden revelou nesta quinta-feira um ambicioso Plano Climático de 10 anos que propôs reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos EUA em 50-52% até 2030. Isso representa uma quase duplicação do compromisso dos EUA de um corte de 26 a 28% sob o governo Obama após o Acordo de Paris de 2015.

Biden, o convocador da cúpula, pretendia usar a reunião para persuadir os países emergentes a se tornarem mais agressivos com suas metas de redução de emissões. Ou talvez ele estivesse tentando uma figura-chave na reunião — o presidente chinês Xi Jinping, que no ano passado anunciou que o país havia estabelecido uma meta para se tornar neutro em carbono até 2060.

Felizmente para Biden, a Corporate America já está no gancho com seu plano climático agressivo, com pelo menos 400 empresas lideradas por titãs do setor como Apple (NASDAQ:AAPL), Alphabet (NASDAQ:GOOG, GOOGL), Microsoft (NASDAQ: MSFT), Coca-Cola (NYSE:KO), General Electric (NYSE:GE), General Motors (NYSE:GM), Edison (NYSE:EIX), Exelon (NASDAQ:EXC), General Electric (NYSE:GE) e PG&E (NYSE:PCG) assinaram uma carta aberta apoiando a redução das emissões de GEE em pelo menos 50% abaixo dos níveis de 2005 até 2030.

Embora a proposta inicial só ofereça golpes amplos em vez de um colapso detalhado, o alvo agressivo de Biden claramente estabeleceu a luva para a indústria de petróleo e gás, com os combustíveis fósseis sendo a maior fonte de GEE.

O petróleo permanece, de longe, a fonte de energia mais dominante em todo o mundo, com o EIA estimando que o mundo consumiu 92,2 milhões de barris por dia (b/d) de petróleo e outros combustíveis líquidos em 2020, apesar de um declínio de 9% devido à pandemia.

À medida que os maiores poluidores do mundo, como os EUA e a China, tornam-se mais agressivos com suas metas climáticas, as maiores empresas de petróleo e gás que assumem a maior responsabilidade pelas emissões de GEE e provavelmente sentirão mais calor.

Curiosamente, as 5 maiores empresas de petróleo e gás do mundo (em termos de receita) são da China e da Europa, com as gigantes americanas ExxonMobil (NYSE:XOM), Chevron Corp. (NYSE:CVX) e Marathon Oil (NYSE:MRO) chegando mais baixos em #6, #8 e #9, respectivamente.

A China e a Ásia provavelmente estenderão seu domínio de petróleo e gás sobre seus pares dos EUA, uma vez que uma análise recente do pesquisador de energia Wood Mackenzie projetou que a demanda por petróleo na região Ásia-Pacífico poderia aumentar 25% até 2040 em comparação com os níveis de 2019.

Fonte: O Petróleo

102 queries in 3,476 seconds