-->
Home | Jornal Multimodal | Tripulante assintomático testa positivo para Covid-19
Postado em 6 de maio de 2020 | 18:19

Tripulante assintomático testa positivo para Covid-19

Um navio atracado no Porto de Vitória, que passa por desinfecção geral a ser concluída na próxima sexta-feira (8), registrou um caso de contaminação por coronavírus, em um dos 18 tripulantes a bordo. Todos tinham sido testados negativo no exame rápido, mas com o resultado do laboratório, divulgado nesta quarta-feira (6), foi constatado um caso positivo.

O tripulante, mesmo estando assintomático, foi encaminhado para um hospital, onde serão feitos os registros necessários e aguardar orientações médicas. A Anvisa, a Autoridade Portuária e o agente portuário acompanham todo o procedimento.

A embarcação veio da Bacia de Campos e numa troca de tripulação feita no Rio de Janeiro, o procedimento de saída realizou o PCR – teste de laboratório, em solo, nos sete trabalhadores que desembarcaram naquele estado. Mas o resultado só saiu quando o navio já estava atracado em Vitória, sinalizando positivo para um dos sete.

A embarcação chegou em Vitória no dia 29 de abril. Imediatamente a Anvisa foi acionada, liderando o início do protocolo da Nota Técnica 65. Essa Nota orienta que toda tripulação seja testada a bordo e que sejam providenciados os devidos cuidados com sintomáticos e assintomáticos, assim como determina a sanitização de todas as instalações do navio.

No sábado, dia 2 de maio, todos os 64 tripulantes foram submetidos ao teste rápido e os resultados foram negativos. Também foram realizadas coleta de material para teste laboratorial. Quarenta e seis deixaram a embarcação, através de um túnel de sanitização e foram encaminhados para um hotel, onde ficarão de quarentena, conforme o protocolo da Anvisa. Os outros 18, compondo equipe mínima, ficaram no navio para a manutenção e segurança da embarcação e agora um destes apresentou resultado positivo.

O Comitê de Prevenção e Mitigação à Covid-19 da CODESA vem acompanhando todos os procedimentos realizados, sob total supervisão da Anvisa, que garantem a adoção de todas as medidas protocolares, sem falhas.

Fonte: CODESA


101 queries in 5,606 seconds