-->
Home | Jornal Multimodal | Parceira da Embraer nos EUA quer certificar conversão do A321 cargueiro
Postado em 4 de fevereiro de 2021 | 18:06

Parceira da Embraer nos EUA quer certificar conversão do A321 cargueiro

A Sierra Nevada Corporation, parceira da Embraer, está preparando para certificar o seu projeto de conversão para cargueiro do jato Airbus A321. O projeto é conduzido pela SineDraco, subsidiária da Sierra Nevada Corporation, que por sua vez é parceira da Embraer para venda do avião de ataque leve A-29 Super Tucano nos EUA. A empresa será mais uma que oferecerá a conversão do primeiro jato de corredor único da Airbus a virar cargueiro.

Outros dois projetos similares já estão com aeronaves convertidas voando, sendo o primeiro da Elbe Flugzeugwerke (EFW), que é uma joint-venture em que participa a própria Airbus, e outro da A321 Precision Conversions, uma joint-venture criada pelo Aircraft Transport Services Group (ATSG) e a Precision Aircraft Solutions (PAS).

O projeto da SineDraco está sendo feito primeiramente num A321 de número de série 963, que passou por várias companhias aéreas, sendo a última a turca AtlasGlobal. A aeronave está em Tucson passando por manutenções.

A designação do A321 será SDF, de SineDraco Freighter. O da EFW por exemplo é o A321P2F (de Pax to Freighter), já o da Precision Conversions é o PCF (Pax Convertible Freighter).

O A321 pode levar até 28 toneladas de cargas divididas em 14 containers/pallets no deck principal. A SineDraco irá instalar a porta de carga dianteira e também irá transformar o deck principal para a classe E de incêndio, que conta com sistema de detecção de fumaça ou fogo, e retira o oxigênio pelo sistema de ventilação como forma de extinguir o incêndio.

Segundo a FlightGlobal, a empresa submeteu para a FAA nesta semana os papéis para a certificação suplementar de tipo (STC), que deve ser autorizada apenas no ano que vem, já que o avião está passando agora por um Check C de manutenção e começará a ser modificado apenas em julho.

 

 

 

Fonte: Aeroin


101 queries in 5,607 seconds