-->
Home | Jornal Multimodal | Ministério realiza o 1º Seminário de competitividade do setor de infraestrutura
Postado em 3 de outubro de 2019 | 18:55

Ministério realiza o 1º Seminário de competitividade do setor de infraestrutura

O Ministério da Infraestrutura e a Fundação Dom Cabral realizam, no próximo dia 9 de outubro, o 1º Seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura, com o objetivo de promover debates que subsidiarão o desenvolvimento de estratégias assertivas para tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional. O evento será realizado das 9h às 18h, no auditório térreo do edifício sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

Em 2018, o Brasil ocupava a 72ª posição no ranking de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, entre 140 países. No Pilar de Infraestrutura, estava na 81ª posição e no Subíndice de Infraestrutura de Transportes, na 84ª colocação, o que demonstra que a infraestrutura atualmente representa um entrave ao desenvolvimento do país. Na América Latina, o país ocupava o 9ª lugar nesse mesmo subíndice.

O índice do Fórum Econômico Mundial é composto por mais de 110 variáveis, das quais parte é proveniente de Pesquisa de Opinião Executiva e parte proveniente de indicadores setoriais. As variáveis estão organizadas em doze pilares, com cada pilar representando uma área considerada como um importante determinante da competitividade.

“Tornar-se líder na América Latina em infraestrutura de transportes” é o desafio da Visão de Futuro destacada no planejamento estratégico institucional do Ministério da Infraestrutura. Para alcançar essa visão, entender a percepção dos usuários sobre a eficiência dos serviços do setor é fator chave para identificar as melhores estratégias para elevar a competitividade e atrair investimentos.

A programação do evento contemplará o Lançamento Global do Relatório de Competitividade 2019 do Fórum Econômico Mundial no Brasil e terá painéis que debaterão a Competitividade como Estratégia de Governo, bem como a perspectiva dos investidores e dos usuários do setor sobre o tema.

Fonte: DNIT


102 queries in 3,444 seconds