-->
Home | Jornal Multimodal | Mapa promove 65ª Sessão Plenária da Presidência Pro-Tempore Brasileira do Mercosul
Postado em 5 de setembro de 2023 | 18:21

Mapa promove 65ª Sessão Plenária da Presidência Pro-Tempore Brasileira do Mercosul

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) promoveu a 65ª Sessão Plenária da Presidência Pro-Tempore Brasileira do Mercosul (PPTB), nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Belém (PA). No evento foram abordados temas transversais como comercialização, abertura de mercados internacionais, legislação do cooperativismo e equidade de gênero. Trata-se da primeira atividade de coordenação realizada pelo Brasil à frente da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM).

A RECM insere o tema na agenda de trabalho e facilita o comércio e a intercooperação dos países-membros do bloco econômico, fomentando, desse modo, ações conjuntas para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de cooperativas, cooperados, famílias e comunidades. O Brasil assumiu, por seis meses, a presidência da RECM e iniciou os trabalhos no dia 1º de julho. A atual diretoria da PPTB propõe trabalhar a sustentabilidade em três eixos: econômico, social e ambiental. O objetivo é contribuir com a construção de propostas para elevar as exportações de produtos agropecuários.

Para o secretário-adjunto da SDI, Pedro Neto, o cooperativismo contribui para o desenvolvimento social em todos os níveis de atuação. “Acreditamos no trabalho conjunto para o crescimento mútuo em todas as instâncias da sociedade. As cooperativas são um grande instrumento de promoção do desenvolvimento econômico e social nos países do Mercosul”, reforçou.

A sessão ocorreu em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), após a escolha dos membros do fórum de visitar, pela primeira vez, a Região Norte do Brasil. A programação abrangeu uma visita técnica à Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu com a participação de delegações do Paraguai, Uruguai e Argentina, além de membros da RECM no Brasil e representantes da OCB, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil).

O vice-presidente do Instituto Nacional de Cooperativas do Uruguai, Andres Carrasco, resumiu a reunião como proveitosa e expôs os avanços nas articulações. “Houve consenso entre as delegações participantes de que as boas práticas são essenciais para o desenvolvimento do cooperativismo. Da mesma forma, a experiência de conhecer o trabalho da cooperativa CAMTA, no território, foi muito enriquecedora. Agradeço e parabenizo os representantes do Ministério da Agricultura do Brasil e da OCB pela boa recepção, hospitalidade e organização destes dias”, disse.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Cadeias Agropecuárias e Indicações Geográficas (Decap/SDI/Mapa), Fabiana Villa, esteve presente no evento. O trabalho à frente da RECM é realizado pelo Decap, conduzido pelo coordenador-geral de Cooperativismo, Associativismo Rural e Agregação de Valor do setor, Nelson Andrade Júnior. Para ele, a participação em fóruns e debates internacionais tem como foco a agregação de valor e o acesso ao mercado externo. “Pretendemos aproveitar o período da Presidência Pro-Tempore para construir alianças e propostas que visam formalizar a atuação das cooperativas do Mercosul no âmbito da sustentabilidade econômica, social e ambiental, principalmente no desenvolvimento de negócios sustentáveis”, concluiu.

A RECM

A RECM é uma organização internacional mista e conta com membros dos governos e do setor privado. Sua presidência é pro-tempore, ou seja, a cada seis meses há revezamento entre os quatro países integrantes do bloco econômico. O grupo articula sobre o desenvolvimento do cooperativismo em cada um deles: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA

99 queries in 4,771 seconds