-->
Home | Jornal Multimodal | Empresas de transporte marítimo impõem taxas extras após ataques no Mar Vermelho
Postado em 21 de dezembro de 2023 | 18:33

Empresas de transporte marítimo impõem taxas extras após ataques no Mar Vermelho

Algumas das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, incluindo Maersk e CMA CGM, anunciaram taxas extras de frete depois que tiveram de redirecionar as rotas dos navios em função de ataques a embarcações no Mar Vermelho.

As sobretaxas, criadas para cobrir viagens mais longas ao redor da África em comparação com as rotas pelo Canal de Suez, se somarão ao recente aumento de custos do transporte marítimo desde que o grupo militante Houthi, do Iêmen, começou a atacar embarcações.

A Maersk e a CMA CGM foram as primeiras a introduzir as taxas, seguidas por Hapag-Lloyd, da Alemanha, nesta sexta-feira.

As três estão entre as principais companhias marítimas que suspenderam a passagem de navios pelo Mar Vermelho, que se conecta ao Canal de Suez na rota marítima mais rápida entre a Ásia e a Europa.

Em vez disso, as empresas estão direcionando os navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, acrescentando cerca de 10 dias a uma viagem que normalmente levaria cerca de 27 dias da China ao norte da Europa.

Citando “graves perturbações operacionais”, a Maersk anunciou na noite de quinta-feira a imposição de sobretaxa imediata de perturbação de trânsito (TDS, na sigla em inglês) para cobrir os custos extras associados à viagem mais longa, além de uma sobretaxa de temporada de pico (PSS) a partir de 1º de janeiro.

Em uma mensagem aos clientes, a empresa de logística CH Robinson Worldwide afirmou que havia redirecionado mais de 25 navios para o sul da África na última semana.

A CH Robinson disse ainda que os cancelamentos e aumentos de tarifas devem continuar no primeiro trimestre e recomendou que os clientes façam as reservas com quatro a seis semanas de antecedência para garantir espaço nos navios.

A Maersk disse que um contêiner padrão de 20 pés (cerca de 6 metros) que viaja da China para o norte da Europa agora enfrenta encargos extras totais de 700 dólares, consistindo em 200 dólares em TDS e 500 dólares em PSS.

A CMA CGM anunciou no final da quinta-feira a imposição de sobretaxas, incluindo 325 dólares extras por contêiner de 20 pés na rota do Norte da Europa para a Ásia, além de 500 dólares por contêiner de 20 pés no trajeto da Ásia para o Mediterrâneo.

Fonte: Reuters

101 queries in 4,257 seconds