-->
Home | Jornal Multimodal | China enfrenta batalha árdua para repetir o milagre de 2020 à medida que as exportações vacilam
Postado em 17 de maio de 2022 | 18:22

China enfrenta batalha árdua para repetir o milagre de 2020 à medida que as exportações vacilam

A desaceleração da economia da China terá dificuldades para encenar o tipo de recuperação impressionante que alcançou desde as primeiras profundezas da pandemia há dois anos, à medida que sua formidável máquina de exportação oscila e as opções para reviver o investimento e o consumo diminuem.

Analistas e especialistas em políticas dizem que isso significa que os líderes da China podem ter que aceitar discretamente o crescimento econômico de cerca de 5% para este ano, abaixo da meta atual de Pequim de “cerca” de 5,5%, e as perspectivas de uma recuperação mais lenta em “forma de U”, em vez de um rápido “em forma de V”.

Sem um fim à vista para a política de zero COVID da China, os investidores temem que uma desaceleração prolongada na segunda maior economia do mundo possa enfraquecer ainda mais a recuperação global e que o agravamento da interrupção da cadeia de suprimentos possa aumentar os riscos de inflação.

Essa perspectiva contrasta fortemente com 2020, quando a economia da China recuperou de uma profunda contração induzida pela pandemia, graças a uma combinação de estímulo e aumento das exportações, à medida que os compradores globais aprisionados esbanjavam produtos chineses.

“Os ciclos econômicos e de COVID da China são diferentes dos de outros países. Em 2020, a China controlou efetivamente o surto de COVID e obteve uma rápida recuperação na produção e colheu benefícios”, disse uma fonte política que falou sob condição de anonimato.

“Desta vez, o mundo exterior opta por ficar plano, e vemos mais impacto negativo na China à medida que endurecem as políticas que afetarão a demanda externa, pressionando o comércio exterior da China”.

Mesmo antes que as restrições generalizadas da COVID em Xangai e outras grandes cidades chinesas atingissem a economia, economistas do setor privado consideravam a meta de crescimento de Pequim ambiciosa.

Os Estados Unidos, a Europa e outras grandes economias optaram por “viver com o vírus” ao reabrir e contar com vacinas para combater a pandemia.

Na China, essas políticas são vistas como encorajadoras da inação contra um vírus mortal e altamente infeccioso e, como tal, são politicamente intragáveis.

DIFERENTE DESSA VEZ

Em 2020, a China recuperou de sua queda pandêmica para se tornar a única grande economia a crescer em um ano turbulento, no qual o choque do COVID-19 forçou Pequim a abandonar sua meta de crescimento anual.

No último dia de 2020, o presidente Xi Jinping declarou vitória sobre a pandemia sob a bandeira do Partido Comunista, enquanto altos funcionários elogiavam a capacidade do partido no poder de “transformar crise em oportunidade”.

Esse sucesso inicial significa que a China agora provavelmente manterá sua política de zero COVID até pelo menos uma reunião importante do partido no final do ano.

Ao contrário de 2020, no entanto, o Federal Reserve dos EUA e outros bancos centrais estão aumentando as taxas de juros para conter os preços descontrolados, tornando mais difícil para o Banco Popular da China aliviar a política monetária devido a preocupações com saídas de capital e inflação local.

Os consumidores chineses estão apertando os cintos em meio a crescentes perdas de empregos e queda de renda, e o governo continua relutante em dar doações em dinheiro semelhantes às usadas nos Estados Unidos e na Europa, dizem especialistas em políticas. Algumas cidades chinesas ofereceram vales-compras aos moradores.

Canalizar mais dinheiro para projetos de infraestrutura de grande porte é a medida mais viável da China, mas pode não ser suficiente para compensar a folga à medida que os gastos com propriedades enfraquecem, disseram eles.

“A infraestrutura, que recebeu total apoio do presidente Xi em abril, deve liderar a recuperação”, disseram economistas do Société Générale em nota.

“Mas a infraestrutura por si só não será suficiente, e uma recuperação do mercado imobiliário seria essencial para toda a economia se recuperar, já que é improvável que o consumo veja uma recuperação adequada até o final da política de COVID-zero”.

RECUPERAÇÃO LENTA

Os dados econômicos desta semana para abril mostraram que o consumo e a produção industrial da China caíram em um ritmo nunca visto desde o início de 2020, quando o surto de Wuhan se tornou uma pandemia. consulte Mais informação

A desaceleração generalizada alimentou as preocupações de novas perdas de empregos, com a taxa de desemprego da China baseada em pesquisa nacional subindo para 6,1% em abril, a maior desde fevereiro de 2020 e bem acima da meta do governo para 2022, abaixo de 5,5%.

O crescimento das exportações caiu para 3,9% em abril, o mais fraco em quase dois anos, à medida que o COVID-19 restringe o fechamento de fábricas. consulte Mais informação

Muitos economistas do setor privado esperam que a economia da China encolha no segundo trimestre em relação ao ano anterior, contra o crescimento de 4,8% do primeiro trimestre.

Fu Linghui, porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas, minimizou na segunda-feira a possibilidade de um declínio no segundo trimestre.

Da mesma forma, o setor de exportação pode se beneficiar de um yuan mais fraco, que caiu cerca de 6% em relação ao dólar até agora este ano.

“À medida que as empresas enfrentam dificuldades, a depreciação apropriada do yuan ajudará a aumentar sua competitividade”, disse Zong Liang, pesquisador-chefe do estatal Bank of China, à Reuters.

Analistas do Citi agora esperam que a economia contraia 1,7% no segundo trimestre, contra projeções anteriores de expansão de 4,7%.

O banco cortou sua previsão de crescimento em 2022 de 5,1% para 4,2%, mas ainda vê espaço para Pequim evitar uma desaceleração mais destrutiva.

“O pior talvez já tenha passado, pois o governo procura aumentar seu apoio”, disseram analistas do Citi em nota.

“Além disso, a China ainda tem opções políticas. Neste momento, uma implementação oportuna e decisiva de medidas reais de estímulo é realmente fundamental para trazer o crescimento de volta aos trilhos.”

Fonte: Reuters


98 queries in 7,823 seconds