-->
Home | Jornal Multimodal | Apreensões de cocaína no Porto de Santos somam quase 13 toneladas em 2020
Postado em 2 de setembro de 2020 | 17:43

Apreensões de cocaína no Porto de Santos somam quase 13 toneladas em 2020

Somente em agosto, foram oito apreensões da droga no Porto de Santos, que totalizaram 1.516 quilos apreendidos. A Receita Federal apreendeu 12,9 toneladas de cocaína no complexo portuário de Santos em 2020. Somente em agosto, foram oito apreensões da droga no Porto de Santos, que totalizaram 1.516 quilos apreendidos durante o mês. Na ação mais recente, a alfândega da Receita no porto, em operação conjunta com a delegacia da Polícia Federal, apreendeu 281,5 kg de cocaína. Esta ação de rotina de verificação de pátio foi deflagrada na última segunda-feira (31). O volume considerado é do peso bruto da droga, incluindo as embalagens.

De acordo com a Receita, a apreensão ocorreu a partir do monitoramento de cargas de exportação e aplicação de critérios objetivos de análise de risco. Durante a ação, foram inspecionados caminhões destinados à exportação. A carga onde foi encontrada a droga tinha como destino final o porto de São Petersburgo, na Rússia, com baldeação antes pelo porto de Antuérpia, na Bélgica.

A suspeita da Receita é que, em razão das características observadas na ação, é que tenha ocorrido a técnica criminosa denominada Rip-Off modality, por meio da qual a droga é inserida em uma carga lícita, sem o conhecimento dos exportadores e importadores. A droga apreendida ficará sob a guarda da Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações.

tabela-apreensoes-cocaina-santos.jpg

Na semana passada, os fiscais da Receita realizaram duas apreensões no porto em menos de 24 horas. Na tarde de quinta-feira (27), equipes da alfândega em Santos apreenderam 124 quilos quilos de cocaína escondidos em um contêiner refrigerado. Assim como em outras duas apreensões ocorridas nos dias 3 e 21 de agosto, quando foram apreendidos 129 Kg e 57 kg da droga, respectivamente, os tabletes de cocaína substituíam parte do isolamento térmico da unidade de carga.

Na tarde de sexta-feira (28), as equipes interceptaram nova tentativa de envio de cocaína ao exterior. Nesta ação, o peso bruto encontrado foi de 126,5 kg da droga, que estavam escondidos em um contêiner refrigerado. Novamente, a droga substituía parte do isolamento térmico de um reefer que seria utilizado para enviar mercadorias ao continente europeu. A apreensão ocorreu durante trabalho de rotina realizado pela Receita Federal, que determinou o escaneamento de alguns contêineres destinados à Europa, incluindo unidades vazias que seriam carregadas com mercadorias posteriormente.

200901-tabela-02-apreensoes-cocaina-santos-2013-agosto2020.jpg

Em 2019, as apreensões de cocaína realizadas pela alfândega de Santos totalizaram 27,05 toneladas, contra 23,12 toneladas em 2018 e 11,54 toneladas em 2017. Até o final de agosto, foram realizadas 33 ações que resultaram na apreensão de drogas, ante 56 em 2019 e 46 em 2018.

 

 

Fonte: Portos e Navios


97 queries in 6,050 seconds