-->
Home | Anote | Internacionalização de soluções: Brasil movimenta U$S 2 bilhões com exportação de serviços de tecnologia
Postado em 23 de agosto de 2023 | 17:35

Internacionalização de soluções: Brasil movimenta U$S 2 bilhões com exportação de serviços de tecnologia

Expansão internacional de soluções brasileiras será um dos temas da programação do “Logística do Futuro”, evento promovido pela Mundo Logística que será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo.

Em um mundo cada vez mais conectado, as soluções logísticas brasileiras estão trilhando caminhos sólidos em direção ao crescimento internacional. Segundo relatório setorial da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor de software e serviços faturou US$ 4,6 bilhões, ou R$ 24 bilhões, em 2022. Os dados foram divulgados pela Valor Econômico.

De acordo com a análise, o crescimento tem sido constante, registrando um salto de 36% no último ano comparado à média de 17% em períodos anteriores. Ainda conforme a publicação, que cita um estudo da Brasscom, software e serviços representam 57% do total de exportações da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Até 2018, o Brasil foi o país da América do Sul que mais exportou serviços de tecnologia da informação e comunicação até 2018, movimentando U$S 2 bilhões naquele ano. As informações são do estudo “Insights Report 2020“, realizado pela Assespro-Paraná em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, divulgado pela Gazeta do Povo.

CRESCIMENTO DAS STARTUPS

O Brasil tem registrado um crescimento significativo no número startups e empresas de tecnologia nos últimos anos, impulsionado por um ambiente favorável de inovação e investimentos. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startup, de 2015 até 2019, o número de empresas que oferecem solução tecnológico no país mais que triplicou, passando de 4.151 para 12.727 — um salto de 207%.

Inspiradas por grandes empresas brasileiras, como Nubank e Gympass, startups brasileiras estão avançando seus negócios para outros países. A Praxio, empresa de tecnologia especializada no setor de mobilidade e logística, por exemplo, tem acelerado o crescimento no mercado internacional, chegando à Europa com solução “Globus”, software para gestão do transporte rodoviário de passageiros e cargas.

“É um passo importante na nossa jornada. São trocas de experiências que certamente agregarão aos nossos talentos e contribuirão para o avanço do setor em todo o mundo”, afirmou Valmir Colodrão, CEO da companhia.

ANÁLISE DE ESPECIALISTA

Em entrevista exclusiva à MundoLogística em fevereiro deste ano, o vice-presidente de Supply Chain Transformation da AB InBev, Adriano Negrão, analisou o conceito de inovação para além da tecnologia, as tendências globais e as perspectivas dessa sinergia entre logística e o mercado de startups.

“A inovação aberta tem crescido muito e é uma oportunidade interessante para as startups e empresas, especialmente startups B2B que possuam soluções com tecnologia inovadora, alto conhecimento técnico”, ressaltou o executivo.

LOGÍSTICA DO FUTURO

A expansão internacional de soluções brasileiras será um dos temas destaque no evento “Logística do Futuro”, promovido pela MundoLogística, que terá programação focada e debates com executivas e executivos que são referências técnicas do setor.

O evento será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 agosto e, além dos painéis, terá uma feira de negócios com as soluções mais inovadoras do mercado. Para conferir o cronograma e garantir a sua participação, acesse o site: https://logisticadofuturo.com.br/

 

 

 

Fonte: Mundo Logística


102 queries in 3,227 seconds