VLI inicia operação semiautônoma de trens na Ferrovia Centro-Atlântica
Segundo comunicado da companhia, a estimativa é de alcançar economia de combustível de até 7%, com a expectativa de que essas metas sejam alcançadas em 2024.
A VLI iniciou testes de operação semiautônoma de trens nos corredores Sudeste e Leste, na Ferrovia Centro-Atlântica. No segundo semestre de 2022, 51 locomotivas com essa tecnologia de assistente de condução passaram a circular no Corredor Norte do país, trecho que liga Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luíz (MA).
Segundo a companhia, somam-se a elas outras 110 locomotivas no Corredor Sudeste e 29 no Leste, totalizando 190 com esse sistema. Por meio deste software, quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma.
O gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, Cesar Toniolo, ressaltou que o projeto “Leader”, criado para buscar o melhor desempenho de eficiência energética e contribuir para a redução de emissão de CO2, integra a estratégia de descarbonização da empresa.
“Esta tecnologia permite a identificação de fatores operacionais que habilitam a sua condução de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis”, disse. Ele afirmou que é estimada uma economia de combustível em 7% nos Corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no Corredor Norte.
A expectativa é de que essas metas já possam ser alcançadas em 2024. “O programa passou por adaptações para as especificidades da ferrovia da companhia e a cada teste são feitas melhorias contínuas no sistema, para cada aprimorá-lo sempre mais. O projeto está em fase de validação e adaptação à realidade operacional da VLI”, explicou.
Nesta primeira etapa de implantação, a previsão é de que o sistema seja instalado em 226 locomotivas responsáveis pelos principais fluxos da VLI, dentro dos Corredores Norte, Leste e Sudeste. O “Leader” viabilizará a redução de desgaste de material rodante e o aumento da segurança nas operações ferroviárias.
Fonte: Mundo Logística