Vai começar a transformação do novo maior avião bimotor cargueiro do mundo
O atual cargueiro original de fabricação Boeing 777F, desenvolvido a partir da versão 777-200LR de passageiros, está cada vez mais próximo de perder sua posição de maior bimotor de transporte de carga do mundo. Isso porque a primeira conversão de um 777-300ER de passageiros para cargueiro na história acaba de passar para a fase de alterações físicas para efetivamente se transformar.
A GE Capital Aviation Services (GECAS) e a Israel Aerospace Industries (IAI), responsáveis pelo projeto, informaram nesta semana que superaram a fase intermediária planejada no Programa de Desenvolvimento do Certificado Suplementar de Tipo (STC) para o 777-300ERSF, o próximo maior bimotor cargueiro do mundo, que tem cerca de 10 metros a mais de comprimento de fuselagem do que o 777F.
Segundo as empresas, este é um marco importante para o “Big Twin” de motores GE-90 na conversão de passageiro em cargueiro, que agora vai além do planejamento para a fase de modificação física da aeronave.
“Começamos a execução do projeto de cargueiro dedicado desenvolvido pela IAI e pela equipe da GECAS Cargo para a fabricação dos kits e a fase de conversão real sob licença da Boeing.”, comenta Rich Greener, vice-presidente sênior e gerente da GECAS Cargo.
“O Big Twin está programado para ser oficialmente introduzido na Linha 1 de modificação do 777-300ER P2F da IAI em Tel Aviv, Israel, para iniciar a conversão do protótipo no final de junho de 2021”, disse Yosef Melamed, gerente geral do Grupo de Aviação. “Um marco emocionante para o programa.”
Após extenso planejamento e preparação, o Programa de Desenvolvimento do STC já concluiu a Revisão Crítica de Projeto (CDR) e o subsequente Congelamento de Design do 777-300ERSF.
O protótipo 777-300ER, de número de fabricação MSN 32789, foi entregue nas instalações do IAI em Tel Aviv pela GECAS em junho do ano passado – seis meses antes do cronograma inicial. Desde a entrega, os testes de solo e de voo foram concluídos enquanto o protótipo da aeronave viajava entre Tel Aviv e os Estados Unidos. A aeronave já retornou a Tel Aviv para entrar em sua fase de preparação de pré-conversão.
Fonte: Aeroin