Oil & Gas

TotalEnergies revela planos de investir US$ 1 bilhão no desenvolvimento de petróleo no Brasil

A gigante francesa de energia TotalEnergies aprovou uma decisão final de investimento (FID) para um projeto de desenvolvimento de petróleo localizado na Bacia de Santos, a 300 km da costa do Brasil.

A TotalEnergies anunciou o FID para o projeto de desenvolvimento petrolífero Lapa Sudoeste na segunda-feira, 16 de janeiro de 2023. O player francês opera este projeto com uma participação de 45 por cento, em parceria com a Shell (30 por cento) e a Repsol Sinopec (25 por cento) .

David Mendelson , vice-presidente sênior para as Américas da TotalEnergies Exploration & Production, comentou: “Este último desenvolvimento é um marco importante para a TotalEnergies no Brasil, que aumentará sua produção operada no pré-sal da Bacia de Santos, uma área de crescimento importante para a empresa.

“Com sua abordagem de engenharia eficiente e sinergias com as instalações existentes, este projeto ilustra a estratégia da TotalEnergies de focar em ativos de baixo custo e baixas emissões.”

O projeto Lapa South-West será desenvolvido através de três poços, conectados a um FPSO existente – localizado a 12 km de distância – atualmente produzindo na parte nordeste do campo da Lapa desde 2016. Este desenvolvimento representa um investimento de aproximadamente US$ 1 bilhão.

Lapa é um campo de petróleo e gás do pré-sal na bacia de Santos, que fica dentro da área central do pré-sal anteriormente conhecida como Carioca antes de sua declaração de comercialidade em dezembro de 2013.

Descoberto em 2007, o campo Lapa está situado no bloco BM-S-9, que foi dividido em dois subblocos após a descoberta de Sapinhoá. A produção comercial total do campo da Lapa começou no final de 2016 por meio do FPSO Cidade de Caraguatatuba MV27 de 100.000 b/d.

O FPSO Cidade de Caraguatatuba MV27 tem capacidade de processamento de óleo de 100.000 barris por dia, capacidade de processamento de gás de 177 milhões de pés cúbicos por dia, capacidade de armazenamento de óleo de 1,6 milhão de barris e capacidade de injeção de água de 120.000 barris de água por dia.

O início da produção no projeto Lapa Sudoeste está previsto para 2025 , aumentando a produção do campo da Lapa em 25.000 barris de petróleo por dia , elevando a produção total para 60.000 barris de petróleo por dia.

Em relação às recentes atividades da TotalEnergies no Brasil, vale destacar que a petroleira fez parte de um consórcio, que ganhou a concessão de um bloco exploratório offshore em dezembro de 2022, durante o primeiro ciclo de área aberta do Brasil em regime de partilha de produção realizada no Rio de Janeiro.

 

 

Fonte: O Petróleo

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo