Anote

Tecon Salvador recebe novos equipamentos para operação

Investimentos realizados somam R$ 443 milhões; terminal passará a atracar dois navios de grande porte simultaneamente

Parte das entregas do Ministério da Infraestrutura para o ano de 2020, o Terminal de Contêineres de Salvador recebeu, neste mês, novos equipamentos para a operação do espaço, que também conta com obras no berço de atracação em fase de conclusão. No total, foram adquiridos três portêineres (ship to shore cranes) e cinco RTGs (guindastes de pátio sobre rodas). Os RGTs têm capacidade de movimentar 65 toneladas por vez e irão atender a navios similares aos maiores porta-contêineres em operação no mundo, com capacidade de içamento a 51 metros de altura e lança de 66 metros.

O projeto de expansão do Tecon Salvador, nesta primeira etapa, empregou cerca de 700 profissionais diretos e indiretos, sendo 90% dos contratados moradores de Salvador e cidades vizinhas. Os investimentos realizados no terminal somam R$ 443 milhões. Assim, o Tecon baiano passará a atracar dois navios de grande porte (366 metros), simultaneamente.

“A ampliação do Tecon Salvador é um passo importante para manter o estado entre as principais rotas comerciais do mundo, permitindo a atração de novas rotas marítimas, ampliando a sua capacidade de movimentação e condições de atendimento para outras cargas e mantendo a competitividade da Bahia para novos negócios”, ressalta o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

 

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Related Articles

Back to top button