Porto Itapoá encerra semestre com alta de 40% em importações
Ao todo, foi registrado um aumento total de 11% na movimentação de contêineres; resultados devem antecipar os investimentos R$1,5 bi na expansão do terminal.
O setor portuário tem acompanhado a retomada da economia após a crise gerada pela pandemia de Covid-19. Um exemplo é o Porto Itapoá, que registrou um aumento de 41,3% nas importações no primeiro semestre de 2021. Ao todo, foram quase 70 mil contêineres contra 48 mil no mesmo período de 2020. Já as exportações foram 8,5% maiores que o mesmo período do ano anterior: quase 50 mil contêineres em 2021 contra 45 mil em 2020.
Nas cargas de cabotagem, houve um crescimento de 9,7%. Foram mais de 15 mil contêineres neste primeiro semestre de 2021 contra pouco mais de 13 mil movimentados neste período em 2020. Considerando a movimentação total, o Porto Itapoá teve um aumento de 11,3%: 238 mil contêineres em 2021 contra 214 mil nos primeiros seis meses de 2020.
Em junho deste ano, o Porto Itapoá completou dez anos de atividades como um dos portos mais importantes da América Latina. Com localização estratégica no litoral Norte de Santa Catarina, o porto tem capacidade para receber os maiores navios em operação no Brasil.
Do total de cargas movimentadas pelo Porto Itapoá, aproximadamente 50% são de empresas de outros estados que buscam o terminal catarinense, principalmente para a importação de eletrônicos, entre outros itens. A outra metade da movimentação é de cargas de companhias de Santa Catarina, incluindo automóveis e autopeças, motores elétricos, metalmecânica, linha branca e exportação de carga frigorificada. Outra operação em que o Porto Itapoá vem operando é o de cargas especiais chamadas BreakBulk.
INVESTIMENTO E EXPANSÃO
Localizado na Baía da Babitonga, o complexo portuário receberá investimentos que devem incluir a dragagem de aprofundamento do canal de acesso à baía até 2022. Essa obra vai ampliar de 14 metros para 16 metros a profundidade do calado dos navios, permitindo receber grandes embarcações de até 400 metros.
O Porto Itapoá planeja a nova etapa de expansão que está orçada em R$ 1,5 bilhão e tem previsão de conclusão em cinco anos. Com isso, a capacidade de movimentação anual de até 1,2 milhão de TEUs vai superar a marca de 2 milhões de TEUs por ano.
Fonte: Mundo Logística