Porto de Imbituba ultrapassa marca de 5 milhões de toneladas movimentadas
O Porto de Imbituba encerrou 2018 com mais um recorde de movimentação de cargas, com mais de 5 milhões de toneladas. Até novembro deste ano, o crescimento já era 18% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Em 2018, o porto também registrou recorde de movimentações em junho, agosto e setembro, além da expansão do portfólio de cargas.
Dos 277 navios que passaram por Imbituba este ano, a maioria é para o transporte de coque, um subproduto do carvão mineral, soja, contêineres e sal. Este último cresceu 41%, e a movimentação de contêineres saltou 81% no número de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Estados Unidos (EUA), Chile, China e Argentina são as principais origens das cargas de importação. Na exportação, China, EUA, Holanda e Rússia estão entre os destinos mais frequentes. O porto também ampliou o portfólio e exportou pela primeira vez arroz em casca e madeira de reflorestamento, além de retomar a movimentação de gado vivo com destino à Turquia.
Outra boa notícia para o Porto de Imbituba foi o recebimento, pelo terceiro ano consecutivo, da Certificação de Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O porto foi uma das quatro empresas públicas, entre 69 instituições do Estado, que receberam a certificação. A iniciativa destaca empresas que tenham transparência nas relações institucionais e comprometimento com o bem-estar da sociedade e com a preservação ambiental.
Fonte: NSC Total