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Pavimentação da BR-163 do Pará diminuirá custos para exportações

O Governo Federal concluiu as obras de pavimentação no trecho de 51 quilômetros da BR-163, que liga os municípios de Moraes Almeida e Novo Progresso, localizados no Estado do Pará. Segundo maior corredor logístico do País, a BR-163 é uma das principais vias de acesso aos portos do Arco Norte, que são utilizados para exportação de soja e milho.

Sendo assim, com a conclusão das obras, executadas por militares do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), todos os transportes de carga e comércio dos portos da Região Norte deverão ser beneficiados. Em entrevista à TV Brasil, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que os trabalhos irão viabilizar, ainda, a diminuição dos custos para exportação de produtos nacionais.

“Estamos redirecionando a logística do país para o Norte, porque teremos menores distâncias para os mercados consumidores da Ásia e da Europa. Seremos mais competitivos e vamos diminuir o custo para o produtor. É mais dinheiro que sobra para novos investimentos e mais empregos gerados.”

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, há ainda a possibilidade de serem concedidos à iniciativa privada alguns trechos da BR-163. Freitas informou que o ministério já fez, inclusive, estudos aprofundados sobre a possibilidade da privatização, e afirmou que o processo de concessão deve acontecer já no próximo ano.

CNI
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a conclusão dos trabalhos de pavimentação da via, mas alertou sobre a necessidade de mais investimentos no setor da infraestrutura. A entidade comparou o Brasil a outros países integrantes do Brics, ressaltando que, de todas essas nações, a brasileira é a que menos investe na área.

“A solução para os atuais gargalos da infraestrutura nacional passa, obrigatoriamente, pela expansão da participação privada nos investimentos e na gestão da infraestrutura”, afirma a entidade.

Fonte: AecWeb

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