O que é transporte multimodal?
O transporte multimodal é uma peça-chave para o futuro da logística no Brasil, unindo eficiência, sustentabilidade e inovação tecnológica. Com o objetivo de otimizar a logística, reduzir custos e melhorar a agilidade nas entregas, o transporte multimodal integra diferentes modos de transporte, como rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário, em uma cadeia de operação contínua e coordenada.
O QUE É O TRANSPORTE MULTIMODAL?
O transporte multimodal é uma movimentação de mercadorias utilizando dois ou mais modais de transporte, mas sob a responsabilidade de um único operador. Esse operador assume o controle total do trajeto, desde o embarque até a entrega final, simplificando a gestão da logística para os clientes e garantindo a fluidez das operações.
Por exemplo, uma carga pode ser transportada inicialmente por caminhão até um porto, seguir de navio até um destino internacional e, depois, ser levada por trem até o ponto de entrega. A integração entre os modais permite o uso das melhores características de cada um: a flexibilidade do transporte rodoviário, o baixo custo do modal ferroviário e a capacidade de alcance do transporte marítimo ou aéreo.
Vantagens do Transporte Multimodal
- Redução de Custos : Ao utilizar diferentes modais, é possível escolher a opção mais econômica para cada etapa do transporte, resultando em uma redução significativa dos custos logísticos.
- Sustentabilidade : O transporte multimodal contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, uma vez que modais mais sustentáveis, como o ferroviário e o aquaviário, são utilizados em trechos longos. A integração desses modais com o rodoviário, que tem maior impacto ambiental, diminui a dependência exclusiva de caminhões.
- Maior Eficiência : Ao utilizar os pontos fortes de cada modal, o transporte multimodal reduz o tempo de trânsito e melhora a eficiência operacional, proporcionando maior agilidade nas entregas.
- Integração de Sistemas : A digitalização da logística está transformando o transporte multimodal. Tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e sistemas de rastreamento em tempo real aumentam a visibilidade da cadeia de suprimentos, permitindo ajustes rápidos e maior previsibilidade.
- Redução de Riscos : A diversificação dos modais também ajuda a mitigar riscos logísticos, como greves de caminhoneiros ou problemas em rodovias, aumentando a resiliência da operação.
O CENÁRIO BRASILEIRO
O Brasil enfrenta um cenário logístico complexo, marcado pela predominância dotransporte rodoviário, que responde por mais de 60% das cargas movimentadas, uma situação única entre os países de dimensões continentais. Essa dependência não apenas encarece o custo logístico, mas também evidencia o subaproveitamento de outros modais, como oferroviário, que possui grande potencial e promessas históricas de ampliação; oaéreo, que movimentou mais de 600 mil toneladas no primeiro semestre de 2024; e acabotagem, que representa menos de 3% do transporte total.
Diante de tantos desafios e oportunidades, como o Brasil poderá integrar seus modais de forma eficiente para finalmente modernizar sua logística e reduzir os custos?
DESAFIOS DO TRANSPORTE MULTIMODAL
Apesar das vantagens, o transporte multimodal enfrenta desafios no Brasil. A integração entre os diferentes modais ainda é limitada, em parte devido à falta de investimento em infraestrutura e à burocracia envolvida na transição entre modais. Além disso, a ausência de uma política nacional clara de que o incentivo ao uso do transporte multimodal dificulta o desenvolvimento de um sistema mais eficiente e equilibrado.
Contudo, as perspectivas para o futuro são otimistas. O aumento da digitalização no setor logístico, o interesse crescente de investidores em projetos de infraestrutura e o avanço de políticas públicas voltadas para a multimodalidade prometem transformar o cenário nos próximos anos.
PERSPECTIVAS PARA O TRANSPORTE MULTIMODAL
O Brasil tem um longo caminho a percorrer para alcançar uma logística mais moderna e eficiente. A dependência do modal rodoviário, os gargalos no transporte ferroviário e a subutilização de modais como a cabotagem e o aéreo limitam o crescimento econômico do país e aumentam os custos para as empresas.
No entanto, há sinais de progresso. Iniciativas de investimento na malha ferroviária, como a expansão da Ferrovia Norte-Sul, podem ajudar a reequilibrar a matriz de transporte brasileira e aumentar a competitividade do país no cenário internacional. Ao mesmo tempo, a abertura de novos portos e a modernização da infraestrutura aeroportuária são passos importantes para reduzir os gargalos nos modais aquaviários e aéreos.
Em última análise, a transformação da logística brasileira depende de uma abordagem integrada, que prioriza investimentos de longo prazo e a cooperação entre os setores público e privado. Somente com uma matriz de transporte mais equilibrada e eficiente, o Brasil poderá reduzir seus custos logísticos e se posicionar como uma potência econômica global.