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Nova rede de iluminação do Porto de Imbituba contará com materiais de última geração, mais eficientes e sustentáveis

Até 2022, o Porto de Imbituba contará com um nova rede de iluminação das vias internas totalmente remodelada com materiais de última geração, trazendo mais longevidade, eficiência e sustentabilidade ao sistema energético do porto. O projeto, que está sendo executado desde junho, prevê a implantação de postes em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), no lugar dos postes de concreto convencionais.

Ao todo serão instalados 175 postes em PRFV. O material possui alta resistência à corrosão causada pela maresia e grande durabilidade, podendo ultrapassar 80 anos de vida útil, enquanto os de concreto duram em torno de 25 anos. Além disso, a adoção deste tipo de poste diminui o custo de transporte e a complexidade de instalação, pelo peso reduzido que apresentam.

Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista da SCPAR Porto de Imbituba, responsável pela obra, explica que o uso do PRFV nos postes também promove aspectos de segurança. “Postes com essa composição possuem propriedades que não conduzem eletricidade, retardam a propagação de chamas e recebem camada de proteção contra a incidência de raios ultravioletas, características que fazem esta escolha adequada ao ambiente em que o Porto se encontra, conforme os fatores técnicos avaliados”, explica Piucco.

A obra completa de remodelação representa um investimento de 2,7 milhões de reais na infraestrutura portuária e trará maior economia no consumo de energia e facilidade de manutenção da rede elétrica do porto. A execução do projeto foi dividida em sete etapas, cada uma delas correspondendo a um local específico da área portuária. No momento, estão sendo realizadas escavações em toda a Via Principal 1, da portaria 1 até o Cais 2, para instalação da infraestrutura de eletrodutos.

A busca pela sustentabilidade já é uma marca nas obras que envolvem a atualização do sistema elétrico do porto. Em 2018 foi concluída a reformulação e ampliação da iluminação de toda a área de cais. Ao todo, 226 refletores com a tecnologia LED foram instalados em 22 torres metálicas, ao longo dos três berços de atracação. Além de reduzir os custos com energia e manutenção, e aumentar a segurança dos trabalhadores, a obra recebeu o 25º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação de Energia.

 

 

Fonte: Portos e Navios

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