Anote

Ministro Fávaro recebe delegação da Índia para ampliar cooperação agropecuária e comercial

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta quarta-feira (16/04), na sede do Ministério, o ministro da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Shivraj Singh Chauhan, acompanhado de sua delegação e da presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá. O encontro teve como objetivo estreitar as relações comerciais e intensificar a cooperação em pesquisa e tecnologia agropecuária entre Brasil e Índia.

A reunião bilateral aconteceu paralelamente à programação do Grupo de Trabalho de Agricultura (AWG) dos BRICS, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que ocorre até esta quinta-feira (17), quando será encerrado com uma reunião ministerial dos países do bloco.

Durante o encontro, Fávaro destacou a importância da aproximação entre Brasil e Índia, reforçando a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o fortalecimento das relações internacionais. “O presidente Lula nos incumbiu de ampliar, cada vez mais, as relações de amizade e comerciais. Uma boa relação comercial deve ser recíproca – comprar e vender”, afirmou o ministro. Ele também citou o pleito da Índia para a abertura do mercado brasileiro à romã indiana, tema já em análise pelo Mapa.

Por sua vez, Fávaro solicitou agilidade por parte da Índia na análise para abertura do mercado do feijão guandu brasileiro, além de manifestar interesse em exportar outros produtos como erva-mate, noz-pecã e ampliar as vendas de carne de aves ao mercado indiano.

O ministro também ressaltou a ligação histórica entre os países no que se refere à genética bovina. “Cerca de 80% do rebanho bovino brasileiro é formado por zebuínos, originários da Índia. Com o trabalho da Embrapa, alcançamos avanços significativos no melhoramento genético dessa raça. É uma alegria poder, hoje, devolver à Índia uma genética ainda mais evoluída, fruto dessa cooperação que tanto nos orgulha”, pontuou.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reforçou o histórico da empresa no desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária. “A Embrapa tem 52 anos de história, com 43 centros de pesquisa espalhados pelo país. Desde o início, trabalhamos no melhoramento genético dos zebuínos no Brasil, gerando conhecimento e inovação”, destacou.

Durante a reunião, a delegação indiana manifestou interesse em promover intercâmbios entre técnicos dos dois países, com o envio de representantes ao Brasil para conhecer práticas agropecuárias locais, além de convidar especialistas brasileiros para visitas técnicas à Índia.

O encontro também abordou o fortalecimento da cooperação internacional para o desenvolvimento da agricultura por meio de tecnologias sustentáveis e sistemas de produção inovadores, com foco no benefício mútuo e no respeito entre as nações. Participaram da reunião o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy; o diretor-geral do Ministério da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Ajeet Sahu; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua; e o secretário-adjunto da pasta, Marcel Moreira.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo