O 777F durante o voo de entrega – Imagem: RadarBox
Depois da FedEx, as empresas mais próximas em número total de aviões Boeing 777F são a Qatar Airways Cargo, com 24 unidades, a AeroLogic, com 17, a China Southern Cargo, com 14, a Korean Air Cargo, com 12, e a Emirates Sky Cargo, com 11.
Mais de 200 exemplares do modelo cargueiro da família 777 já foram entregues das mais de 240 encomendas que a Boeing possuía em carteira no início deste ano de 2021, tornando o 777F o cargueiro mais vendido da história da fabricante americana.
Conforme dados do Planespotters, a FedEx começou a receber seus exemplares em setembro de 2009 e agora, ao chegar aos 47 entregues, tem apenas mais 5 encomendados.
No Brasil, o 777F é visto frequentemente em operações de companhias aéreas como, por exemplo, Southern Air, Lufthansa Cargo, Qatar Airways Cargo, Emirates Sky Cargo, Korean Air Cargo e Ethiopian Cargo.
A FedEx, que opera para nosso país com o 767-300F, apenas utiliza o 777F para cá em operações pontuais conforme demandas específicas. A primeira vez ocorreu em julho do ano passado, tendo a aeronave sido batizada com canhões de água dos bombeiros. Veja nos dois vídeos a seguir o pouso no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e o batismo no pátio.