Incluindo um raro Boeing 747 da Silk Way, 18 cargueiros saem de Campinas um dia após a F1
Como vem sendo mostrado nos últimos dias, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), tornou-se mais uma vez a “porta” de entrada e saída da Fórmula 1 no Brasil, para o Grande Prêmio São Paulo 2022.
Grandes cargueiros Boeing 747-400F e 777F das companhias aéreas Atlas Air, National Airlines, Cargolux e Qatar Airways voaram do México para Campinas trazendo carros, equipamentos e muitas outras cargas das equipes e organização. E daqui a pouco mais de uma semana, será a vez de outros vários jatos levarem tudo para o próximo país.
Com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, acontecendo já no final de semana seguinte ao do Brasil, sete cargueiros estão previstos para decolar do aeroporto de Viracopos em apenas um dia, na segunda-feira, 14 de novembro, imediatamente após o domingo da corrida.
E entre eles estará um avião Jumbo Jet de uma companhia aérea muito rara de se ver no Brasil, a Silk Way West Airlines, baseada no Azerbaijão. Ela deverá utilizar um Boeing 747-8F, segundo informaram ao AEROIN fontes próximas à operação.
Conforme dados do histórico de operações no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia aérea esteve no Brasil apenas uma vez, em 2018, também para operação pela F1.
A programação para os voos, que incluem também Boeings 747-400F da Cargolux e da Martinair/KLM Cargo e Boeings 777F da Qatar Airways, todos decolando de Viracopos, é a seguinte:
Dia 14/11
08h00 – Boeing 777F Qatar Airways
10h30 – Boeing 777F Qatar Airways
13h10 – Boeing 747-400F Cargolux
16h00 – Boeing 747-8F Silk Way West Airlines
18h00 – Boeing 777F Qatar Airways
20h40 – Boeing 747-400F Martinair/KLM Cargo
23h00 – Boeing 747-8F Cargolux
Vale ressaltar que toda a programação acima descrita é sujeita a alterações sem aviso prévio.
Com esses 7 voos extras devido à Fórmula 1, o Aeroporto de Viracopos tem programados 18 voos internacionais de grandes cargueiros no dia 14/11. Além da lista acima descrita, segundo o sistema da ANAC, também estão previstos (não relacionados à Fórmula 1):
– um Boeing 767-300F da FedEx;
– dois Boeings 747-400F da Atlas Air;
– um Boeing 767-300F da UPS;
– dois Boeings 767-300F da CargoJet/DHL;
– um Airbus A330-200F da Tampa/Avianca;
– um Boeing 747-400F da Cargolux;
– dois Boeings 777F da Qatar Airways; e
– um Boeing 777F da Lufthansa Cargo.
Fonte: Aeroin