Jornal Multimodal

Governador do Estado empossou nova diretoria da Superintendência do Porto

O Governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o secretário de Estado de Logística e Transportes Juvir Costella deram posse ao novo diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Curi Estima. O evento ocorreu no auditório do Prédio da Alfândega da Receita Federal, em Rio Grande. Fernando Estima é o 14º a ocupar o cargo desde a criação da autarquia em 1996.

Na mesma cerimônia, o Governador Eduardo Leite também empossou os diretores Eduardo Teixeira Neto (infraestrutura e operações), Bruno Almeida (Portos Interiores) e Cristiano Klinger (Gestão, Administrativo e Financeiro). Além deles ainda tomou posse o chefe de gabinete, Gilberto Cunha. O evento reuniu autoridades, empresários, portuários e familiares.

A mesa que deu posse ao novo superintendente foi composta pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, Comandante do 5º Distrito Naval Vice-Almirante José Renato de Oliveira, deputado Estadual Fabio Branco que representou a Assembleia Legislativa, Prefeito Municipal do Rio Grande Alexandre Lindenmeyer, o Secretário de Estado de Logística e Transportes Juvir Costella e o Delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto do Rio Grande Carlos Frederico de Miranda.

Diretor Superintendente

Logo após o ato de assinatura da posse, Fernando Estima proferiu seu discurso como novo diretor superintendente do Porto do Rio Grande ressaltando o fato de o Governo ter entendido a importância de uma diretoria técnica para a autarquia para que assim pudessem ser enfrentados alguns dos grandes desafios do sistema hidroportuário gaúcho.
“Início com um agradecimento a renovação de confiança que o governador nos deu. Nós herdamos uma situação que vai além do Porto do Rio Grande, nós temos um sistema portuário e hidroviário sob nossa responsabilidade, são todos os portos do Rio Grande do Sul. Estamos aqui para contribuir, por um tempo, são quatro anos, nosso desafio é, certamente com muita dedicação, acordando cedo, dormindo tarde e enfrentando alguns problemas que são históricos”, afirma ele.

Logística olha metade sul

“Este é o único Porto que tem acessos aos quatro modais, então ele tem que servir de referência e façamos isso, no compartilhado, para que possamos desenvolver algo. Peço ao governo que tenha um olhar diferenciado pra essa região, não só pelo que ela representa, mas por que sua riqueza deve ser mais bem aproveitada”, afirmou o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Além fronteiras

O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, destacou a reunião de trabalho que já teve com o superintendente para tratar de projetos importantes para o desenvolvimento do município. Além disso, falou sobre a forte atuação regional que passará a ter a autarquia. “Quero enaltecer que a escolha do teu nome poderia ter sido pra Secretário de Desenvolvimento do Estado, por toda tua atuação na região sul. Não tenho duvida nenhuma que se inicia assim uma gestão que terá êxito, onde o êxito transcende os limites do nosso município”, conclui o prefeito.

Atenção do Governador

“Quero dizer uma coisa muito clara, eu estou aqui para prestigiar a nova diretoria, mas, menos por isso e mais para dizer para eles e para todos que o Porto do Rio Grande, como os outros portos e sistema hidroviário estarão sob muita atenção do Governador do Estado. Este tema é, para nós, muito importante, e, eu posso falar isso com tranquilidade pois conheço o Estima, de que, a tarefa será cumprida. A responsabilidade é grande e estaremos monitorando o tanto q esse Porto pode ser de oportunidade para o desenvolvimento do nosso Estado”, explicou ele. Eduardo Leite ainda destacou diversos pontos essenciais como a necessidade de dragagem permanente, da melhoria do transporte entre Rio Grande e São José do Norte e o potencial turístico da região da Costa Doce.

Cerimônia prestigiada

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, estaduais, federais, sindicais, operadores e funcionários da autarquia. Entre eles, destacam-se as prefeitas dos municípios de São José do Norte, Fabiany Zogbi e, de Pelotas, Paula Mascarenhas; o vice-presidente da Farsul, Fábio Avancini; o vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, Antônio Carlos Bacchieri Duarte; o presidente da CDL Rio Grande, Igor Klinger; o presidente do Cootracam, Giovani Simões de Sá; o diretor executivo do Sindop, Vidal Mendonça; o presidente do Sintermar, Paulo Bertinetti; o presidente do Sindanave, Fernando José Fuscaldo Jr; o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande, Danilo Giroldo e o deputado federal, Daniel Trzeciak.

Fonte: Porto do Rio Grande

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo