Fila de caminhões em épocas de safras ainda é um gargalo pra o crescimento do Porto de Santos
O painel “Por mais transporte ferroviário para o Porto de Santos” foi transmitido online e integra um conjunto de eventos sob o título “Como Voltar a crescer após a pandemia”. Em sua participação, Caio Morel, trouxe um histórico sobre o segmento de terminais de contêineres, que desde 1997 contou com uma série de investimentos do setor privado. A explanação contou ainda com um panorama sobre os modais de acesso ao Porto de Santos: o aquaviário, é considerado bom e conta com planos consistentes de melhorias que vão permitir a operação dos navios “new panamax” de 12.500 TEUs de capacidade, enquanto o acesso terrestre tem problemas que causam gargalos já conhecidos da região, com filas de caminhões nos picos de safra.
“O Porto de Santos ainda carece de pátios reguladores e a operação de descarga dos caminhões é morosa. O Plano Mestre pretende implementar uma remodelação nas vias ferroviárias com a instalação de uma pera ferroviária na margem direita, o que deve aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas para o porto, inclusive de contêineres, aliviando o fluxo rodoviário e sustentando o crescimento esperado”, disse Morel. A avaliação diz que é fundamental corrigir gargalos logísticos para garantir boas condições econômicas e de crescimento para o país. Este é um segmento que seguramente deverá puxar a retomada, por sua condição especial de crescimento razoável como os números mostram.
Fonte: Petro Notícias