Home | Anote | Entrega de carga espacial faz o exótico avião Beluga voltar aos EUA após 13 anos

Entrega de carga espacial faz o exótico avião Beluga voltar aos EUA após 13 anos

Como mostrado na última quinta-feira, 13 de outubro, a exótica aeronave Beluga seria usada em uma missão especial de transporte de uma carga a ser enviada ao espaço. Agora, nessa segunda-feira, 17, a fabricante europeia Airbus comenta sobre como foi o transporte.

A aeronave especial, Airbus BelugaST (A300-600ST), pousou no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida, neste fim de semana. Ele entregou o satélite HOTBIRD 13G construído pela Airbus para a Eutelsat. Isso aconteceu algumas horas depois que seu “gêmeo”, HOTBIRD 13F, foi lançado com sucesso por um foguete Falcon 9 da SpaceX.

Esta missão também marca o retorno do Beluga aos EUA após 13 anos. A última vez foi em 2009, quando transportou o módulo europeu “Tranquility” da Estação Espacial Internacional.

Para o voo desse final de semana, o Beluga usou 30% de combustível sustentável de aviação (SAF), refletindo as ambições de descarbonização da Airbus.

As naves espaciais são os primeiros membros da nova família “Eurostar Neo” de satélites de telecomunicações da Airbus, baseada em uma plataforma de última geração e tecnologias desenvolvidas com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e outros, incluindo o Centro Nacional d’Etudes Spatiales (CNES) da França e a Agência Espacial do Reino Unido (UKSA).

Assim que atingirem sua posição orbital, esses dois satélites, com sistemas de energia e controle térmico mais eficientes que seus antecessores, poderão transmitir mais de 1.000 canais de televisão em toda a Europa, norte da África e Oriente Médio. Eles também aumentarão a capacidade da Eutelsat de fornecer conectividade para mais de 135 milhões de pessoas, pois substituem três satélites Eutelsat atualmente em órbita.

Com o advento do novo BelugaXL, baseado na plataforma A330-200 maior, a frota BelugaST existente está progressivamente sendo disponibilizada para serviços de transporte de carga de grande porte globalmente. Desde o lançamento do novo serviço Airbus Beluga Transport em janeiro, o BelugaST tem realizado missões para diversos clientes em todo o mundo, incluindo o Brasil.

 

 

 

Fonte:  Airbus