Anote

Em inspeção do DECEA, Aeroporto de Jaguaruna (SC) recebe nota máxima em segurança operacional

O Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna – Humberto Ghizzo Bortoluzzi, localizado no estado de Santa Catarina, obteve um resultado excepcional em sua inspeção anual de segurança operacional realizada pela Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (Asocea), órgão vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e à Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a auditoria, os inspetores da Asocea avaliaram minuciosamente aspectos administrativos, operacionais e de infraestrutura do serviço de tráfego aéreo prestado pelo aeroporto.

Todas as operações de Jaguaruna atingiram 100% de conformidade em todas as pastas: Informações Aeronáuticas (AIS), Meteorologia Aeronáutica (MET), Tráfego Aéreo (ATS), Comunicação, Navegação e Vigilância (CNS) e Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SMS).

O diretor de Integração de Modais da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, expressou sua satisfação com o resultado, destacando a rigidez das inspeções e elogiando a gestão do Aeroporto de Jaguaruna. “Estas inspeções são bem rigorosas e a aprovação de 100% recebida pelo Aeroporto de Jaguaruna confirma a qualidade do trabalho que vem sendo realizado pela gestão. Isso é muito positivo“, ressaltou.

A inspeção, que ocorreu entre os dias 2 e 5 de outubro, reforça o compromisso do DECEA em garantir a segurança e eficiência das operações aéreas em todo o território brasileiro. O DECEA é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo nacional, fornecendo serviços de navegação aérea que possibilitam os voos e a organização do tráfego aéreo no país. Sua atuação abrange o planejamento, gerenciamento e controle das atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo, proteção ao voo, serviço de busca e salvamento e telecomunicações do Comando da Aeronáutica.

Já a Asocea desempenha um papel crucial como órgão de assessoria do Departamento durante essas inspeções, que são conduzidas em todos os aeroportos do Brasil. Sua atuação é fundamental para assegurar que os mais altos padrões de segurança operacional sejam mantidos em todas as instalações aeroportuárias do país.

 

 

 

Fonte: Governo de Santa Catarina

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo