Crescem exportações brasileiras de carne de pato
Houve expansão nas vendas tanto em receita como em volume, segundo a ABPA. Presidente da instituição, Ricardo Santin avalia que desempenho é resultado de ações de promoção no exterior. Arábia Saudita é o principal importador do produto.
As exportações brasileiras de carne de pato cresceram 24,4% em receita em 2023 sobre 2022, para um total de US$ 13,7 milhões. Em volumes, foram embarcadas 3.507 toneladas, com elevação de 18,9% sobre 2022, de acordo com dados do setor divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta quinta-feira (18).
O principal cliente de carne de pato do Brasil foi a Arábia Saudita, que importou 986 toneladas no ano passado, com redução de 2% em comparação aos volumes comprados em 2022. Os Emirados Árabes Unidos importaram 916 toneladas, volume que superou em 32% o de 2022. Para o Catar, outro destaque do setor, segundo a ABPA, foram embarcadas 422 toneladas, com crescimento de 38% sobre 2022. México e Japão também compraram mais carne de pato em 2023.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, afirmou, em nota da instituição, que têm sido realizadas ações de promoção da carne de pato no exterior por meio do projeto setorial Brazilian Duck, uma parceria da ABPA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) e que o crescimento das vendas externas deste segmento “de alto valor agregado e de produtos premium” tem influência direta deste plano.
“A estratégia de difusão internacional da marca brasileira seguirá forte em 2024, especialmente em ações em feiras internacionais. Isto, especialmente no Oriente Médio, que é o nosso principal mercado. Já para fevereiro, realizaremos degustações de shawarma (sanduíche típico árabe) de pato e promoção da imagem durante a Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio”, afirmou Luís Rua, diretor de mercados da ABPA.
Fonte: ANBA