Exportação do Brasil ao mercado árabe cresce
O avanço da vacinação contra a covid-19 nos países árabes deu impulso às exportações do Brasil para a região no primeiro trimestre do ano, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (03/05) pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. As vendas do Brasil para os 22 países que fazem parte da Liga Árabe somaram US$ 2,91 bilhões em receita de janeiro a março deste ano, o significou uma alta de 18,2% na comparação com os três primeiros meses do ano passado. O crescimento em volume foi ainda maior, de 22,5%.
Alimentos como açúcar, frango, carne bovina e grãos, além de minério de ferro, figuraram entre os produtos mais vendidos pelo Brasil para a região de janeiro a março. Os embarques de soja e milho registraram os maiores aumentos em receitas: respectivamente 147,98% e 132,67%. O Brasil é importante fornecedor de alimentos dos países árabes, que dependem de importações para o abastecimento doméstico nessa área.
A Câmara Árabe constatou um aumento relevante nas exportações brasileiras para o Bahrein, que foi o segundo destino dos produtos brasileiros no mercado árabe no primeiro trimestre, com aumento de compras em 96% para US$ 406,36 milhões.