Com investimento de R$ 70 milhões, DHL e Adidas inauguram CD semiautomatizado
Instalações foram construídas do zero em Extrema (MG); CD será o principal hub logístico da companhia de artigos esportivos, atendendo as áreas de e-commerce, varejo e lojas próprias.
Com investimento de mais de R$ 70 milhões, a DHL Supply Chain e a Adidas Brasil inauguram um centro de distribuição em Extrema, Sul de Minas Gerais. O CD tem cerca de 40 mil m² e será o principal hub logístico da Adidas no Brasil, atendendo e-commerce, varejo e lojas próprias.
Segundo as companhias, o armazém abriga um dos maiores estoques esportivos do país, com 50 mil SKUs e 5 milhões de itens. As instalações já iniciam com o certificado sustentável LEED pelas boas práticas de economia de energia e reaproveitamento de resíduos.
Nos próximos meses, será instalado no telhado uma usina solar que deve gerar 35% do consumo energético dessa operação. O projeto gerou 400 postos de trabalho diretos em Extrema, uma parte da equipe sendo originária de outras operações da Adidas.
INOVAÇÃO
O novo hub logístico da Adidas já começa operar com quatro tecnologias. A primeira é o próprio sistema de gestão de estoque (WMS), cuja versão é a mais avançada do mercado e traz vantagens como execução em nuvem, a dispensa de paradas para atualização e grande especialização e acuracidade para estoques omnichannel.
O armazém dispõe de esteiras automáticas para agilizar a movimentação interna de carga. Soma-se a isso um equipamento automatizado de sorteamento (separação do produto para envio) e um robô que “lê” qual o item da vez e realiza a embalagem, que será utilizado na área de e-commerce. Para reduzir resíduos não degradáveis, essas embalagens serão feitas quase exclusivamente com papeis.
Para a vice-presidente de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain, Gabriela Guimarães, o CD traz uma nova visão para o desenho logístico da Adidas no Brasil. “Ele capta as condições mais favoráveis na região e traz um novo fluxo operacional com muita inteligência logística e tecnologia embarcada. Com isso, vamos proporcionar maior agilidade às entregas, confiabilidade e eficiência. Esta será uma das operações mais modernas do Brasil, uma vez que vamos automatizar quase por completo três processos: movimentação da carga no armazém, sorteamento no e-commerce e embalagem”, disse a executiva.
De acordo com Guimarães, a automação por si só não traz os resultados almejados, o que cria a necessidade de um planejamento logístico sólido, processos bem-desenhados e equipe treinada e experiente. “Este CD já nasce com uma operação sólida, mas esperamos evoluir ainda mais com nossas práticas de desenvolvimento contínuo”, explicou Gabriela.
O novo CD também utiliza a torre de controle da DHL que, além de supervisionar, gera dados e insights para o aprimoramento da operação.
“O novo centro de distribuição nos garante uma plataforma sólida para o crescimento esperado para a empresa nos próximos anos. A mudança para Extrema nos torna mais próximos dos nossos principais clientes na região, e garante mais tecnologia e automação, com grande foco em sustentabilidade”, declarou Andre Biancardini, diretor sênior de Supply Chain Management da Adidas Brasil.
Fonte: Mundo Logística