Com carga em alta, Qantas vai remover dois A330 da frota para convertê-los em cargueiros
A companhia aérea australiana Qantas anunciou hoje (7) que vai converter duas de suas aeronaves de passageiros Airbus A330 em cargueiros para apoiar a mudança significativa em direção às compras online dos consumidores.
Um dos cargueiros widebody convertidos será usado na rede internacional da Qantas Freight, enquanto o outro será uma nova adição à frota dedicada que atende aos negócios domésticos de encomendas e correios do Australia Post. Os dois A330 serão substituídos por aeronaves mais eficientes na rede de passageiros da Qantas, conforme informa nosso parceiro Aviacionline.
Além disso, a Qantas Freight recebeu seu terceiro cargueiro Airbus A321P2F esta semana, que também operará para os Correios da Austrália. A aeronave narrowbody anteriormente operava serviços de passageiros para a Jetstar. O cargueiro fornecerá capacidade adicional para o que deve ser o período de Natal mais movimentado de todos os tempos para carga aérea.
O CEO da Qantas, Alan Joyce, disse que a conversão das duas aeronaves A330 aumentaria significativamente a capacidade de frete doméstico e internacional.
“As aeronaves A330 convertidas para os Correios da Austrália serão capazes de transportar cerca de 50 toneladas de carga em cada voo, mais do que o dobro da capacidade de outros cargueiros operando para o serviço postal nacional“, concluiu.
A aeronave será convertida pela EFW, uma joint-venture entre a Airbus e a ST Engineering. O trabalho de conversão incluirá a remoção dos assentos, substituição da porta da cabine existente por uma porta maior e a instalação de um sistema de movimentação de carga.
A primeira aeronave A330, que será utilizada pelo Australia Post, começará sua conversão em agosto de 2022 e deverá começar a operar em meados de 2023, com a segunda a operar no final de 2023.
Outras informações
– A aeronave Airbus A330-200F será capaz de transportar até 50 toneladas de carga.
– O Airbus A321P2F pode transportar cerca de 20 toneladas de carga.
– Após as conversões, o Grupo passará a operar até 25 aeronaves cargueiras dedicadas.
– O A330 oferece uma solução mais sustentável, com menos movimentos de ar necessários para cargas maiores.
Fonte: Qantas