Capitalização da Eletrobras deve ocorrer ainda este ano, diz Salim Mattar
O governo está trabalhando junto ao Congresso Nacional para que a capitalização da Eletrobras ocorra ainda este ano. A informação foi dada pelo o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Salim Mattar, durante o evento Agenda de Líderes do calendário Money Report, realizado na última sexta-feira (6/3), em São Paulo. Segundo ele, com essa operação a União deixará de ter participação em cerca de 200 ativos da empresa.
“A capitalização da Eletrobras é o nosso principal objetivo para 2020”, disse o secretário. “Somente com essa operação, o Estado deixará de ter participação em quase 200 ativos. A Câmara e o Senado estão de acordo. Temos um Congresso espetacular. Equilibrado, sensato e responsável”, declarou Mattar.
A nova tendência verificada no perfil do Produto Interno Bruto (PIB), em que o setor privado aparece como principal responsável pelo aumento do investimento e crescimento da economia, em substituição ao setor público, foi comentada pelo secretário. “A a agenda reformista e as nossas medidas liberais já levaram o PIB privado a superar o PIB público, o que significa um crescimento real da economia. Queremos libertar o mercado”, afirmou.
Mattar reforçou a importância da agenda de desestatização para ampliar a competitividade da iniciativa privada. “As ações do governo estão sendo feitas no sentido de transformar o Estado. Estamos tentando romper o viés intervencionista das gestões anteriores. Vamos melhorar a alocação dos recursos públicos, deixando de investir em estatais e passar a cuidar da qualidade de vida do cidadão. Estamos arrumando a casa. Quando esse governo sair vamos deixar o país muito melhor do que encontramos. Isso é legado”, finalizou.
Fonte: Ministério da Economia