Jornal Multimodal

Câmara encaminha à ANTT sugestões de obras de contrapartida da MRS em Juiz de Fora

A Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade da Câmara Municipal concluiu o levantamento de sugestões de contrapartida para a Prefeitura de Juiz de Fora apresentar à MRS Logística. O G1 entrou em contato com a MRS Logística e aguarda retorno.

A Prefeitura encaminhou projeto com sugestões de intervenções para a empresa. (confira abaixo)

Os dados serão incluídos na discussão de renovação da concessão do trecho da ferrovia que passa pela cidade e região para a empresa até 2056. O atual contrato de concessão termina em 2026.

“Nós abrimos um canal com a população que participou, fez indicativo de obras. Os vereadores também estão propondo indicação de obras para a sugestão de obras, voltadas para mobilidade urbana, segurança, drenagem e transposição da linha férrea. O documento foi encaminhado pela internet à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, explicou o presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal, vereador José Márcio Guedes (PV).

O MG1 e o G1 tiveram acesso ao documento, que elenca 19 obras nas áreas de mobilidade urbana, drenagem e segurança. Também foram listadas quatro intervenções anteriormente acordadas e que, segundo os vereadores “não foram cumpridas até o presente momento, salientando a essencialidade destas para a cidade de Juiz de Fora”. (Confira lista abaixo)

Novas e antigas intervenções

Desde março deste ano, o assunto é acompanhado na Câmara Municipal, inclusive com solicitação para a população enviar sugestões. Em agosto, o plenário sediou duas audiências públicas. Uma delas promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e outra pelo Legislativo local.

Segundo a comissão, o resultado das discussões resultou nas seguintes sugestões de intervenções a serem requeridas à MRS:

Mobilidade Urbana

Transposição da linha férrea nas ruas Tereza Cristina (Mariano Procópio), Eduardo Weiss (Fábrica), Pinto de Moura (Poço Rico), na BR-267, e na Praça CEU (Bairro Araújo);
Complemento da via de ligação da Vila Ideal com o acesso Sul da cidade (Avenida João Goulart);
Implantação de um sistema de trilhos envolvidos, com a instalação de pisos de borracha, nas passagens em nível;
Compartilhamento do leito da linha com transporte público municipal ferroviário de passageiros;
Implantação de transporte de passageiros, de trem intercidades, ligando Juiz de Fora a cidades da região;
Complementação da ligação da Cidade Alta aos bairros Monte Castelo e Fábrica, através das vias Senhor dos Passos, Agulhas Negras e Eduardo Weiss;
Construção do prolongamento da rua Bernardo Mascarenhas, ao lado da linha férrea, até a Av. dos Andradas, no bairro Mariano Procópio.
Drenagem

Ampliação da vazão dos bueiros/galerias dos córregos sob a linha férrea nos bairros Mariano Procópio (Rua Feliciano Pena), Carlos Chagas, Benfica (Praça CEU) e Santa Cruz/Nova Era (Córrego de Santa Cruz);
Drenagem sob o leito da linha férrea na Rua Paulo Garcia com Avenida Antônio Simão Firjam, no Distrito Industrial;
Revisão da drenagem do córrego do Yung;
Construção de galeria na Rua Feliciano Pena, paralelo ao Córrego dos Ingleses;
Construção de bacias de retenção no Córrego dos Ingleses/Córrego de São Pedro.
Segurança

Melhoria na sinalização e nos alarmes, visando a aumentar a segurança nas passagens de nível;
Reestruturação das passarelas de passagem de pedestres existentes;
Melhoria na iluminação das passarelas de passagem de pedestres;
Estudo acerca da responsabilidade e riscos, quanto aos danos estruturais, apontados pelos moradores, em construções próximas a linha férrea.

Atendimento das intervenções já pactuadas:

Construção de viaduto na Rua Benjamin Constant, centro;
Construção do viaduto na Rua São Sebastião, ligando a Rua Francisco Bernardino a Praça dos Três Poderes;
Construção de viaduto no bairro Mariano Procópio, próximo ao Museu Mariano Procópio;
Construção de um viaduto na passagem de nível no bairro Barbosa Lage.
Projetos sugeridos pela Prefeitura
Em nota enviada ao G1, o Executivo citou sete sugestões. Veja abaixo:

Implantação do prolongamento da Avenida Brasil até a Rua Humberto de Campos e construção de uma ponte;
Implantação de viaduto para transposição da via férrea (Binário Andradas/Mariano Procópio), Fechamento da passagem em nível e implantação de via no terreno da União (Antiga estação Mariano Procópio);
Implantação de viaduto “Tereza Cristina” para transposição da via férrea no Binário Bernardo Mascarenhas, fechamento da passagem em nível (Rua Tereza Cristina) e implantação de via para acesso ao viaduto;
Implantação de viaduto “Eduardo Weiss” para transposição da via férrea (Binário Bernardo Mascarenhas) como alternativa para circulação do tráfego vindo do centro para os bairros Fábrica, Monte Castelo, Carlos Chagas e outros;
Implantação de viaduto para transposição da via férrea e Avenida JK e implantação de via para acesso ao Acesso Norte;
Implantação de viaduto “Bairro Araújo” para transposição da via férrea e Avenida JK e fechamento da passagem em nível;
Implantação de viaduto no “Distrito Industrial” para transposição da via férrea na Avenida JK sentido Barreira do Triunfo.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo