Jornal Multimodal

APM Terminals Pecém desenvolve solução logística para carga de projeto

Companhia emprega na operação os berços 9 e 10 do Terminal de Múltiplas Utilidades. A APM Terminals Pecém e a Maersk Brazil LnS realizaram o maior embarque de carga solta em um navio porta contêiner do mundo, segundo dados da Maersk Brazil. A carga teve como destino o estado de Santa Catarina. A primeira operação foi realizada nos berços 9 e 10 no Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut) do Porto do Pecém (CE). As cargas movimentadas foram três pás eólicas de 72,50 metros de comprimento.

A operação resulta de ações comerciais conjuntas entre várias empresas do grupo Maersk, em função do atendimento das necessidades do cliente. A companhia informa que tem aperfeiçoado sua atuação na busca de se tornar o maior integrador logístico global. Vale lembrar que a armadora Aliança Navegação e Logística foi responsável pelo frete marítimo, a APM Terminals Pecém foi o porto de embarque e a equipe da Maersk Brazil respondeu pela solução logística para o cliente.

Para o Diretor Superintendente da APM Terminals Pecém, Daniel Rose, além da integração logística com foco no cliente, a operação em si foi muito importante para o terminal. “Ficamos muito satisfeitos com a entrega da equipe, com a agilidade e, ao mesmo tempo, a tranquilidade em que a movimentação ocorreu. Nossas equipes de planejamento, segurança e operação estavam muito alinhadas e isso contou no sucesso da complexa operação que realizamos. Isso não seria possível sem a parceria com o Complexo do Pecém e do nosso time capacitado.”

Prática

Para a operação foi utilizado um guindaste Ship to Shore (STS) da APM Terminals que realizou o embarque de contêineres do tipo flat rack para servirem como base de apoio aos frames de suporte e movimentação no qual as pás seriam encaixadas. Logo após, foram usados dois guindastes portuários móveis, do tipo MHC, para içar as pás que pesavam cerca de 222,5 toneladas cada. Os embarques ocorreram nos navios Bartolomeu Dias e Vincente Pinzon, ambos da Aliança Navegação, e que integra uma das linhas de cabotagem que passam pelo porto cearense.

A operação foi realizada atendendo a rigorosos protocolos de segurança. Para o gerente de operações da APM Terminals Pecém, Herllon Rossato Rossdeutscher, a preparação foi muito importante: “Há mais de um mês vínhamos trabalhando no planejamento dessa operação e poder realizá-la com sucesso deu ao time mais confiança, experiência e amadurecimento para realização de operações mais complexas”, destaca.

Já o Head Comercial da APM Terminals Pecém, André Magalhães, diz que para essa operação complexa foram envolvidos seis porões para cada pá eólica de 72 m – totalizando doze tampões de porão e quatro contêineres do tipo flat rack. Na transferência para o navio, foram utilizados dois guindastes de terra, que carregaram duas pás em incríveis 55 minutos.

O executivo ainda fala que a operação demonstra a alta capacidade da APM Terminals em oferecer soluções personalizadas e com foco em atender as necessidades dos clientes, além de poder contribuir como peça estratégia de logísta para o desenvolvimento do país. “Pelo tamanho da carga e pelo tipo de navio utilizado, estamos provavelmente diante, de um novo recorde mundial”, acredita Magalhães.

A APM Terminals Pecém oferece seis linhas de Cabotagem interligando o Sul ao Nordeste do país e Manaus, sendo ponto de parada para exportação e importação, além de contar com uma rota para a costa leste dos Estados Unidos ao longo de todo o ano e mais duas rotas para a Europa durante o período da safra de frutas, de setembro a março.

 

 

Fonte: Tecnologistica

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