Ações voltadas para a integridade marcam combate à corrupção na EPL
No Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta segunda-feira (9), a EPL reafirma o seu compromisso com a integridade e as boas práticas de gestão no serviço público. Alinhada com as diretrizes do Ministério da Infraestrutura, órgão ao qual a EPL é vinculada, a empresa integra o programa do Radar Anticorrupção e realiza, de forma sistemática, ações e palestras sobre o tema.
Na EPL, os conceitos de moralidade, legalidade, ética e compliance são amplamente abordados nas atividades coordenadas pela Comissão de Ética e pelo Comitê de Governança, Riscos e Controles Internos da empresa. O conteúdo do Código de Ética e Conduta também é tratado de forma reiterada em eventos internos e treinamentos dos profissionais.
Entre as medidas adotadas, a EPL disponibiliza canais para que os cidadãos possam fazer denúncias sobre práticas ilícitas. Além da Comissão de Ética localizada na sede da EPL, a ouvidoria, vinculada ao sistema e-Ouv do Poder Executivo federal, pode ser acessada para esta finalidade.
Também é possível realizar denúncias por meio do Radar Anticorrupção do Ministério da Infraestrutura, pelo telefone (61) 2029-8090.
Data criada pela ONU
Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional de Combate à Corrupção tem o objetivo de fomentar a adoção de medidas que fortaleçam a cooperação e ampliem a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.
A data comemora a assinatura de uma convenção das Nações Unidas contra a corrupção por 43 países, entre eles o Brasil, em 2003. Atualmente, mais de 160 já ratificaram o documento.
Fonte: EPL