Anote

GOLLOG comemora 25 anos com R$ 1,5 bilhão em vendas

Criado 15 dias após a fundação da GOL, serviço de transporte de cargas e encomendas da companhia aérea superou a marca de 170 mil toneladas transportadas em 2025.

Do atendimento ao varejo ao envio de vacinas e apoio em ações humanitárias em momentos de crise, a GOLLOG, serviço de transporte de cargas e encomendas da GOL Linhas Aéreas, está comemorando 25 anos de história. Criada apenas 15 dias após a fundação da GOL, a unidade de negócios surgiu com a proposta inédita de ser a primeira empresa low-cost a transportar carga aérea, aproveitando espaços ociosos nas aeronaves para garantir eficiência e redução de custos.

Em um quarto de século, a GOLLOG acumulou R$ 1,5 bilhão em vendas e se tornou uma fonte estratégica de receita da companhia área. “Celebramos 25 anos com orgulho do que construímos e com os olhos no futuro. Nosso propósito é ser a companhia de transporte aéreo de carga preferida pelos clientes, reconhecida por sua eficiência e alto nível de serviço”, afirmou a diretora-geral da GOLLOG, Patricia Bello.

De acordo com a unidade, a GOLLOG superou a marca de 170 mil toneladas transportadas em 2025 — um crescimento de 12,4% no peso em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da ANAC.

FROTA DA GOLLOG

No último ano, a empresa também fortaleceu a capacidade operacional com a chegada do 9º avião cargueiro próprio dedicado, aumentando em 23 toneladas a capacidade de transporte e garantindo maior agilidade para o e-commerce, operações charter e transporte de cargas especiais em todo o país.

Com a frota de mais de 100 aeronaves da GOL adaptadas para transporte de carga, a novidade reforçou a posição da companhia e a oportunidade de abertura de novas oportunidades de expansão, incluindo o atendimento a regiões distantes como Norte e Nordeste, além de segmentos estratégicos como automotivo e farmacêutico.

A frota inclui nove cargueiros dedicados operando em parceria com o Mercado Livre, consolidando na maior operação aérea de carga regular do país e ampliando o alcance da empresa em todo o território nacional.

SEGMENTOS ATENDIDOS E MOMENTOS HISTÓRICOS

Para reforçar a presença no mercado e destacar soluções que encurtam distâncias com agilidade, a GOLLOG também lançou em 2025 a campanha institucional “Com a GOLLOG, sua encomenda chega voando”. Voltada especialmente para empresas B2B e com foco digital, a iniciativa evidencia os diferentes serviços da companhia, como o GOLLOG E-commerce, dedicado ao setor de vendas online e o GOLLOG Rápido e Urgente, para entregas prioritárias.

Além disso, há também o GOLLOG Saúde, especializado em transporte de produtos médicos e farmacêuticos que exigem controle de temperatura e manuseio específico.  Segundo a unidade, a campanha reforça a robustez da marca e sua posição como maior operação de cargas aéreas do Brasil.

Em comunicado, GOLLOG destacou que durante os 25 anos de história, não apenas transportou cargas, mas também histórias. Desde a atuação essencial durante a pandemia, transportando vacinas e medicamentos, até o envolvimento em ações humanitárias, como envio de mantimentos a regiões afetadas por fortes chuvas no país e apoio ao transporte de animais resgatados.

MISSÃO DE ENCURTAR DISTÂNCIAS

Todas essas ações acontecem apesar dos desafios da infraestrutura logística brasileira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Em entrevista para a MundoLogística, Patrícia Bello destacou que o modal aéreo se tornou fundamental para cumprir promessas de entrega em todo o país.

“No modal rodoviário, você vai levar pelo menos oito dias para chegar de carro até Manaus. No modal aéreo, percorremos essa mesma distância em quatro ou cinco horas”, afirmou.

Segundo a executiva, o diferencial competitivo da GOLLOG está na combinação de duas frentes de operação: a belly, que utiliza o porão das aeronaves de passageiros para o transporte de cargas, e a cargueira, dedicada exclusivamente ao e-commerce e viabilizada por meio de parceria com o Mercado Livre.

“Quando olhamos esses dois modelos de negócio dentro da GOLLOG, vemos de fato a vantagem competitiva de encurtar as distâncias”, destacou Patrícia.

 

 

Fonte: Mundo Logística

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo