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Mars reduz custos em até 30% com uso de cabotagem da Aliança

Atualmente, modal é responsável pela maior parte do abastecimento de produtos pet da empresa no Norte e Nordeste; parceria entre as empresas começou em 2014.

Com presença consolidada no segmento pet — que reúne marcas como Pedigree, Whiskas, Champ e Optimum — a Mars, também conhecida por produtos como M&MsTwix e Snickers, está ajustando a estratégia de distribuição de alimentos para pets no Brasil. A empresa firmou parceria com a Aliança Navegação e Logística, companhia da A.P. Moller–Maersk especializada em cabotagem e integração logística, para ampliar a capilaridade, reduzir custos e avançar em metas de sustentabilidade.

A colaboração entre as empresas começou em 2014, especificamente no segmento pet. Desde então, a cabotagem passou a ter papel central na logística da Mars no país, com reduções de custo que chegam a 30% em rotas específicas, além de melhorias em segurança operacional e impacto ambiental. Hoje, o modal atende grande parte da demanda no Norte e Nordesteregiões com desafios estruturais.

Segundo o gerente de Logística da Mars Pet Nutrition no BrasilAlex Schenka operação representa uma mudança de mentalidade logística dentro da empresaEm algumas rotas, o uso da cabotagem representa uma redução de até 30% nos custos logísticos, especialmente no transporte de produtos mais sensíveis. Via cabotagem, transportamos ração seca e agora também ração úmida além de matéria-prima”, disse. Em 2025, a marca planeja novas rotas, incluindo a expansão para regiões como Bahia, Piauí e Maranhão com o uso de contêineres dry.

De acordo com a presidente da Aliança Navegação e Logística, Luiza Bublitzatualmente, a cabotagem representa 12% dos transportes realizados no Brasil e há muito espaço para crescer. É um modal que tem se consolidado como uma solução confiável, segura e escalável, com índice zero de roubo e avarias mínimas”, afirmou.

A adoção da cabotagem também reforça o compromisso global da Mars com a sustentabilidade. A companhia, que movimenta com a Aliança mais de 1K TEUS (contêiner de 20 pés) ao ano, tem a meta de ser neutra em carbono até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050. Esse objetivo está diretamente alinhado à estratégia da Aliança, que, como parte do grupo Maersk, trabalha para ser uma empresa net zero até 2040, com investimentos em soluções logísticas para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE).

“A operação com a Aliança tem papel central nesse plano. Até o fim de 2025, a Mars pretende transportar via cabotagem 25% de todo o volume movimentado no Brasil — percentual que pode crescer ainda mais com a ampliação do acesso a novos portos e o fortalecimento da logística inland”, complementou Alex Schenk.

Para a presidente da Aliança, o modal tem um papel cada vez mais estratégico para empresas com metas ambientais ambiciosas. De acordo com a executiva, a cabotagem é o meio de transporte mais eficiente e sustentável no Brasil — um navio transporta até três mil contêineres, o que equivale a três mil caminhões.

Essa capacidade de movimentar grandes volumes em uma única viagem resulta em emissões significativamente menores de gases de efeito estufa. Emitimos, pelo menos, quatro vezes menos CO² do que o transporte rodoviário, de acordo com dados da ABAC (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem). Essa vantagem logística é também um diferencial competitivo para os clientes que estão avançando em suas estratégias de transição energética e descarbonização”, completou Luiza.

 

 

Fonte: Mundo Logística

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