Anote

Brasil e Emirados avançam em crédito à exportação

Países assinam memorando de entendimento para cooperação técnica em temas relacionados a seguro de crédito para exportações.

O Brasil e os Emirados Árabes Unidos firmaram na quarta-feira (9) um memorando de entendimentos para cooperação técnica em temas relacionados ao seguro de crédito às exportações. O acordo foi assinado pela secretaria-executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Camex/Mdic) do Brasil com a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) e a Etihad Credit Insurance (ECI), que é a agência de crédito à exportação do país do Golfo.

De acordo com informações do Mdic, o MoU cria um “marco institucional” que permite a troca de informações, experiências e práticas sobre seguro, finanças e apoio a projetos.

Em nota, o secretário-executivo da Camex, Rodrigo Zerbone, afirmou que a iniciativa reforça o esforço do governo brasileiro em ampliar parcerias internacionais, além de “aproximar a política brasileira de seguro de crédito à exportação de suas congêneres estrangeiras, contribuindo para fortalecer a capacidade produtiva brasileira e a integração da indústria nacional às cadeias globais de valor”. O MoU ainda não prevê obrigações operacionais.

Os Emirados Árabes Unidos estão entre os principais parceiros do Brasil entre os países árabes. Em 2024, o Brasil exportou US$ 4,5 bilhões à nação do Golfo, em alta de 43,7% sobre 2023. No sentido contrário, importou US$ 898,6 milhões, em retração 25,3% na mesma comparação. Os principais produtos exportados pelo Brasil foram açúcar, carne de frango e carne bovina. Petróleo foi o produto mais importado.

 

 

Fonte: ANBA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo