VLI atinge recorde de movimentação de açúcar na Ferrovia Centro-Atlântica

Na safra 2024/2025, empresa transportou 6,2 milhões de toneladas da commodity no Corredor Sudeste. A VLI atingiu recorde de movimentação de açúcar na safra 2024/2025 – iniciada em abril do ano passado e concluída no último mês de março – na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). De acordo com a empresa, a marca de 6,2 milhões de toneladas transportadas foi registrada, mesmo com a produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil sendo 5,3% inferior ao volume registrado na safra anterior.
Nos portos, a empresa manteve o mesmo desempenho do exercício anterior, embarcando 5 milhões de toneladas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam). Segundo a empresa, a safra 2024/2025 foi marcada por desafios climáticos, que impactaram no volume da produção da commodity no Centro-Sul brasileiro. Tais efeitos ocasionaram uma maior compactação do açúcar, o que representa um grande desafio logístico, por dificultar o desembarque do produto.
Para solucionar a questão, a VLI investiu na criação de soluções com os clientes, como a adoção do uso de socadores pneumáticos para auxiliar na descarga dos vagões, a adoção de um tempo de descanso mínimo nos Terminais Integradores de Guará (TIGU) e Uberaba (TIUB), aspersão nos armazéns (aplicação de partículas de água no produto para equilíbrio de temperatura), entre outros.
Na avaliação do diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, Marcelo Cardoso, o resultado é fruto da capacidade da empresa para desenvolver soluções operacionais e estratégica. “Ao trabalharmos lado a lado, superamos os desafios e alcançamos uma nova marca histórica na Ferrovia Centro-Atlântica, uma ferrovia de características singulares, na qual a VLI possui expertise para extrair o máximo em eficiência, contribuindo com os fluxos dos nossos clientes e a economia do Brasil”, afirmou.
CORREDOR SUDESTE DA FCA
O Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica conecta áreas produtoras nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal ao porto de exportação. Os principais produtos movimentados são açúcar, grãos e fertilizantes.
A estrutura inclui os Terminais Integradores de Uberaba e Guará, responsáveis pelo transbordo das cargas para o sistema ferroviário. As exportações são escoadas pelo Tiplam, em Santos (SP), por meio do transporte ferroviário. De acordo com a VLI, esse modelo contribui para a redução do tráfego rodoviário e das emissões de CO2 na região da Baixada Santista.
Fonte: Mundo Logística