Highlights

VLI atinge recorde de movimentação de açúcar na Ferrovia Centro-Atlântica

Na safra 2024/2025, empresa transportou 6,2 milhões de toneladas da commodity no Corredor Sudeste. A VLI atingiu recorde de movimentação de açúcar na safra 2024/2025 – iniciada em abril do ano passado e concluída no último mês de março – na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). De acordo com a empresa, a marca de 6,2 milhões de toneladas transportadas foi registrada, mesmo com a produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil sendo 5,3% inferior ao volume registrado na safra anterior.

Nos portos, a empresa manteve o mesmo desempenho do exercício anterior, embarcando 5 milhões de toneladas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam). Segundo a empresa, a safra 2024/2025 foi marcada por desafios climáticos, que impactaram no volume da produção da commodity no Centro-Sul brasileiro. Tais efeitos ocasionaram uma maior compactação do açúcar, o que representa um grande desafio logístico, por dificultar o desembarque do produto.

Para solucionar a questão, a VLI investiu na criação de soluções com os clientes, como a adoção do uso de socadores pneumáticos para auxiliar na descarga dos vagões, a adoção de um tempo de descanso mínimo nos Terminais Integradores de Guará (TIGU) e Uberaba (TIUB), aspersão nos armazéns (aplicação de partículas de água no produto para equilíbrio de temperatura), entre outros.

Na avaliação do diretor de operações do Corredor Sudeste da VLIMarcelo Cardoso, o resultado é fruto dcapacidade da empresa para desenvolver soluções operacionais e estratégica. “Ao trabalharmos lado a lado, superamos os desafios e alcançamos uma nova marca histórica na Ferrovia Centro-Atlântica, uma ferrovia de características singulares, na qual a VLI possui expertise para extrair o máximo em eficiência, contribuindo com os fluxos dos nossos clientes e a economia do Brasil”, afirmou.

CORREDOR SUDESTE DA FCA

O Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica conecta áreas produtoras nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal ao porto de exportação. Os principais produtos movimentados são açúcar, grãos e fertilizantes.

A estrutura inclui os Terminais Integradores de Uberaba e Guará, responsáveis pelo transbordo das cargas para o sistema ferroviário. As exportações são escoadas pelo Tiplam, em Santos (SP), por meio do transporte ferroviário. De acordo com a VLI, esse modelo contribui para a redução do tráfego rodoviário e das emissões de CO2 na região da Baixada Santista.

 

 

Fonte: Mundo Logística

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo